Saltar para conteúdo
Histórico XXIII Governo - República Portuguesa Voltar para Governo em funções

Notícias

2023-06-05 às 17h46

Plano de Saúde para a Jornada Mundial da Juventude 2023: perguntas e respostas

O ministro da Saúde, Manuel Pizarro, o Bispo Auxiliar de Lisboa, Américo Aguiar, e Fernando Araújo, diretor executivo do SNS, 5 junho 2023 (Foto: António Pedro Santos/Lusa)
Mais meios de socorro, centros de saúde com horário alargado e linha SNS24 em três idiomas. Eis algumas das soluções do plano acionado para o evento

Em caso de necessidade, como devo aceder aos serviços de saúde?

Recomenda-se o contacto com o SNS 24 antes de qualquer deslocação não agendada a uma unidade de saúde (hospital ou centro de saúde), por forma a garantir uma orientação e referenciação adequadas. O SNS 24 – 808 24 24 24 é o serviço de triagem, aconselhamento e encaminhamento permanente do Serviço Nacional de Saúde, com funcionamento 24/7. Em caso de emergência, deve ser contactado o 112 – Número Europeu de Emergência.

A linha SNS24 vai ser reforçada? Vai ter capacidade para atender quantas chamadas por dia?

Sim, face à afluência prevista para a JMJ23, a capacidade de atendimento do SNS24 vai ser reforçada. Atualmente o SNS24 atende cerca de 7 mil chamadas por dia e o reforço da capacidade será realizado de forma progressiva, iniciando-se na segunda semana de julho. A título de exemplo, em janeiro de 2022 foram atendidas mais de 3 milhões de chamadas no SNS24, tendo sido atendidas mais de 100 mil chamadas num único dia, estando demonstrada a capacidade de expansão do serviço.

Se ligar para o SNS24, há atendimento noutras línguas?

Sim. Além de português, estará disponível o atendimento em inglês e castelhano, podendo ainda ser solicitado o apoio do serviço de atendimento telefónico mediado pelo Alto Comissariado para as Migrações. Está também disponível o atendimento em língua gestual portuguesa através de videochamada.

Quantos centros de saúde vão ter horário alargado?

A avaliação vai ser feita pela Direção-Executiva do Serviço Nacional de Saúde (DE-SNS) e Administrações Regionais de Saúde (ARS) em função da procura e da tipologia de eventos organizados a nível local, quer durante a semana (horário alargado), quer ao fim de semana (horário complementar).

Como posso saber os horários de funcionamento dos centros de saúde?

A informação está disponível no Portal do SNS e nos portais das ARS, onde é atualizada regularmente. Será também atualizada no separador criado para a JMJ23 - https://www.sns.gov.pt/jornada-mundial, na seção de informações úteis.

Como vai ser feito o reforço de meios de socorro?

O reforço de meios de socorro é liderado pelo INEM, em articulação com a DE-SNS, de forma a responder à procura e capacidade instalada dos serviços. Durante a JMJ23 vão ser ativados 75 postos fixos de suporte básico de vida e 75 equipas móveis de suporte básico de vida. Serão também instalados 10 postos médicos com suporte avançado de vida e dois hospitais de campanha. O Sistema Integrado de Emergência Médica (SIEM) foi também reforçado, no passado dia 1 de junho, com mais 28 meios de emergência médica. Este reforço sazonal foi adicionado aos 46 meios de emergência que foram operacionalizados no passado mês de maio. O SIEM, com a colaboração dos Corpos de Bombeiros (CB) e Cruz Vermelha Portuguesa (CVP), está agora reforçado para os meses de verão com mais 74 meios para socorrer os cidadãos.

Um estrangeiro que não tenha número de utente pode ir ao centro de saúde ou tem de ir às urgências?

Antes de qualquer ida a uma unidade de saúde, é recomendado o contacto com o SNS 24 para melhor encaminhamento. De acordo com a necessidade, o atendimento pode acontecer nos cuidados primários ou nos cuidados hospitalares, não sendo a não apresentação de número de utente um impedimento para a prestação de cuidados.

Se for preciso comprar medicação crónica, onde devo dirigir-me?

Às farmácias, mediante prescrição emitida em Portugal ou no espaço europeu. Estarão identificados na App oficial do evento e no Portal do SNS os locais de venda de medicamentos sujeitos a receita médica (farmácias) e os locais de venda de medicamentos não sujeitos a receita médica (ex. supermercados). Adicionalmente, poderão ser ativados postos móveis de venda de medicamentos e produtos de saúde.

Sou profissional de saúde. Vou ter limitações ao gozo do período de férias durante a JMJ23?

A gestão do período de férias é feita pelas instituições, consoante a realidade e necessidades locais, em articulação com a DE-SNS.
Tags: saúde, JMJ 2023
Áreas:
Saúde