Saltar para conteúdo

Notícias

2022-05-05 às 10h58

«Pensão na Hora» mais acessível com o apoio das Juntas de Freguesia

As Juntas de Freguesia vão poder passar a apoiar os cidadãos no preenchimento do pedido de pensão online através da Segurança Social Direta, garantindo uma maior celeridade no acesso à reforma. 

O protocolo, celebrado entre o Instituto da Segurança Social e a Associação Nacional de Freguesias (ANAFRE), garante um apoio de proximidade e um acompanhamento personalizado a quem mais precisa. 

No pedido online, o cidadão pode verificar a sua carreira contributiva e ficar a saber qual o valor estimado da sua pensão. 

Caso se verifiquem as condições de acesso à «pensão na hora», o cidadão pode ter o seu pedido aprovado automaticamente, sendo-lhe atribuída uma pensão provisória num prazo máximo de 24 horas.

Este serviço, disponível na Segurança Social Direta, aumenta a celeridade no acesso à pensão, evita tempos de espera e deslocações aos serviços da Segurança Social.

A assinatura do protocolo conta com a presença do Secretário de Estado da Segurança Social, Gabriel Bastos, e tem lugar no Instituto da Segurança Social, em Lisboa.