Saltar para conteúdo

Notícias

2023-05-30 às 16h01

Países de Língua Portuguesa vão cooperar em missões de paz

Ministra da Defesa Nacional, Helena Carreiras, participa na da XXII reunião dos ministros da defesa da CPLP, Luanda Angola, 30 maio 2023
Ministra da Defesa Nacional participa na abertura da XXII reunião dos ministros da defesa da CPLP

A Ministra da Defesa Nacional, Helena Carreiras, afirmou que a Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP) vai passar a ter participação conjunta, civil e militar, em missões de paz das Nações Unidas.

«Treinarmos, formarmos, para podermos participar conjuntamente nesse esforço de produção de segurança internacional», detalhou Helena Carreiras, na abertura da XXII reunião dos ministros da defesa da CPLP, a decorrer em Luanda, Angola.

A Ministra destacou ainda a «a célula de cooperação civil militar que estamos a constituir e que vai permitir que participemos juntos em missões de paz das Nações Unidas», acrescentando que o reforço da formação conjunta é «um dos temas mais importantes a tratar» na reunião.

Reforçar cooperação

Helena Carreiras disse também que reforçar «a importância da cooperação e da coordenação entre estes países irmãos na promoção da segurança e da defesa de todos» é o grande objetivo do encontro. 

Relativamente à Agenda Mulheres, Paz e Segurança das Nações Unidas - outro dos tópicos a abordar na reunião - a Ministra referiu que todos os países «estão envolvidos neste esforço de construção da igualdade nas suas Forças Armadas, nas suas estruturas de defesa, para termos uma defesa mais resiliente, mais eficaz».

Helena Carreiras disse ainda que estes encontros são muito importantes para os países se compreenderem mutuamente e constituem «um passo essencial» para se «poder trabalhar em conjunto, como tem sido feito, na promoção da segurança e no reforço da resiliência face a um conjunto cada vez mais amplo de ameaças».

«É esse o espírito da CPLP, designadamente esta componente de defesa, em que temos projetos muito interessantes em curso», acrescentou.