Saltar para conteúdo

Notícias

2023-06-07 às 8h00

OCDE coloca Portugal a crescer mais do dobro da zona euro

Organização revela otimismo crescente com a economia portuguesa. Salários e energia têm nota positiva


A OCDE prevê que Portugal vai crescer 2,5% em 2023, bastante acima da previsão para a Zona Euro (0,9%) e mesmo da média dos países que integram a própria Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Económico (1,4%).

Tendo previsto, em novembro de 2022, um crescimento bem mais modesto da economia portuguesa em 2023 (1%), a OCDE junta-se, assim, a outras organizações internacionais que estão a rever em alta as projeções para o nosso país, tendo em conta o bom desempenho de diversos indicadores nos últimos meses, como a exportações.

Em maio, a Comissão Europeia previu que Portugal crescerá 2,4% em 2023, quando a projeção de janeiro era de apenas 1%, enquanto o FMI, que em outubro de 2022 apontava para um crescimento modesto de 0,7%, se revelava mais otimista e projetava um crescimento de 2,6%.

Também quanto à evolução da inflação em Portugal, o Economic Outlook da OCDE, divulgado hoje, é agora mais otimista: 5,7%, quando era de 6,6%, em novembro de 2022.


Ganhos nos salários reais

De acordo com a OCDE, os salários reais em Portugal foram os terceiros que menos caíram em 2022, apenas ultrapassados pela Coreia e pelo Canadá. O rendimento real disponível das famílias teve mesmo um crescimento próximo a 2% em 2022.

No que respeita aos apoios às famílias e às empresas, de forma a mitigar os efeitos da crise energética resultante da invasão da Ucrânia, a OCDE coloca Portugal como o 5.º país com melhor resposta, em percentagem do PIB, dos 41 países mais desenvolvidos do mundo analisados.