Saltar para conteúdo

Notícias

2023-05-15 às 18h23

Novo Hospital de Sintra estará a funcionar em pleno dentro de um ano

Ministro da Saúde, Manuel Pizarro, visita obras do Hospital de Sintra, 15 maio 2023 (foto: José Sena Goulão/Lusa)
O novo Hospital de Sintra, localizado na freguesia de Algueirão-Mem Martins, deverá estar pronto, em termos de infraestrutura física e de equipamento, no primeiro trimestre de 2024, entrando em plena operação até ao final do primeiro semestre de 2024.

O Ministro da Saúde, Manuel Pizarro, que visitou as obras de construção, anunciou que o hospital será entregue «pronto e equipado no primeiro trimestre de 2024», mas entrará em funcionamento «progressivamente, e não de um dia para o outro».

O primeiro serviço a entrar em funcionamento será o Serviço de Urgência, depois, previsivelmente, as consultas externas e, finalmente, os blocos operatórios e o internamento da unidade de convalescença, com cerca de 60 camas, disse.

Para que o hospital esteja em pleno funcionamento, será necessário recrutar 600 profissionais, que irão entrar também progressivamente, uma parte proveniente de outras unidades do Serviço Nacional de Saúde e do Hospital Fernando da Fonseca (Amadora-Sintra).

O Ministro revelou ainda que, com acordo da autarquia de Sintra, será nomeada em junho a comissão instaladora do hospital, que irá recrutar as equipas de profissionais.

70 milhões

O hospital, que irá servir cerca de 400 mil utentes, representa um investimento total de 70 milhões de euros, sendo 45 milhões do município e o restante do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR).

O novo hospital será composto por serviço de ambulatório, consultas externas, unidade de saúde mental, unidade de medicina física de reabilitação, central de colheitas para análises e outros equipamentos para a realização de meios complementares de diagnóstico e terapêutica.

Terá igualmente unidade de cirurgia de ambulatório com bloco de cirurgia e recobro, serviço de urgência básica para 60 mil atendimentos/ano (cerca de metade das realizadas no Hospital Amadora-Sintra), farmácia, unidade de esterilização e um espaço para ensino e formação.

As obras começaram em agosto de 2021.

Tags: hospitais
Áreas:
Saúde