Saltar para conteúdo
Histórico XXIII Governo - República Portuguesa Voltar para Governo em funções

Notícias

2023-04-15 às 18h58

Navios NRP Setúbal e NRP Centauro partiram para missão «Mar Aberto»

Ministra da Defesa Nacional, Helena Carreiras, na cerimónia de largada Navio Patrulha Oceânico NRP Setúbal e o NRP Centauro, Almada, 15 abril 2023 (Foto: João Bica)
Os navios NRP Setúbal e NRP Centauro partiram da Base Naval de Lisboa, no Alfeite, para uma missão no âmbito da iniciativa Mar Aberto. A missão terá a duração de mais de quatro meses, estando prevista a visita a 14 países, cerca de 20 portos diferentes e a participação nas Comemorações do Dia de Portugal que decorrerão na África do Sul, na Cidade do Cabo.

Esta Força Nacional Destacada (FND), que constitui o Grupo de Tarefa 477.60, é constituída por Fuzileiros, uma equipa de segurança, uma equipa de mergulhadores e uma equipa médica e promoverá a presença de Portugal nos espaços Atlântico e da CPLP.

A Ministra da Defesa Nacional, Helena Carreiras - que presidiu à largada dois navios - elogiou os militares da Marinha, afirmando que cumprem as suas missões com brio e sentido de missão.

Segundo Helena Carreiras, esta Força irá contribuir, de forma direta, para uma prioridade da ação externa de Portugal em matéria de defesa, nomeadamente, a presença militar nacional no espaço do Atlântico e na cooperação com os Estados-membros da Comunidade de Países de Língua Portuguesa:

«Partem hoje para uma região do globo que, ao longo dos séculos, tem tido um papel proeminente no comércio mundial, e onde se concentra uma percentagem considerável de recursos utilizados como fonte de energia e matéria-prima, fundamentais para o nosso desenvolvimento económico e social», referiu.

A Ministra afirmou ainda que a missão se desenvolve numa região «atravessada por importantes rotas de comércio, onde circulam muitos navios com pavilhão português, mas também onde se colocam enormes desafios ao nível da segurança marítima, como a pirataria, a criminalidade em alto mar, a pesca ilegal, não declarada e não regulamentada ou atos de poluição».

Iniciativa «Mar Aberto»

A Iniciativa Mar Aberto surge em 2008 como uma resposta do Estado português face à insegurança marítima verificada num espaço marítimo concreto, o Golfo da Guiné. Visa contribuir para a manutenção das relações de cooperação e satisfazer os compromissos internacionais assumidos por Portugal no âmbito da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP), e no âmbito das Presenças Marítimas Coordenadas da União Europeia (PMC – UE).

Desde então, a Marinha Portuguesa tem empenhado, de forma continuada, os seus meios navais e forças de Fuzileiros em ações de Cooperação no Domínio da Defesa, no apoio ao desenvolvimento de uma cultura e capacidades de segurança marítima nos Estados da África Ocidental. Estes esforços têm permitido consolidar o contributo de Portugal enquanto provedor ativo de segurança e capacitação no Atlântico.

A missão desenvolverá atividades de cariz diplomático e de cooperação entre Portugal e os Estados visitados, em apoio à Política Externa e de Defesa Nacional e promoverá a realização de atividades enquadradas nos respetivos programas-quadro, nomeadamente no apoio às Marinhas de Angola, Moçambique e Guiné-Bissau, e Guardas-costeiras de Cabo Verde e São Tomé e Príncipe.

A Força Naval integra também uma Força de Fuzileiros, vocacionada para ações de cooperação com Fuzileiros Angolanos, o que «permitirá a transmissão de informação e experiência ao corpo angolano congénere, nomeadamente em matérias relevantes para aprontamento de forças próprias de Fuzileiros».

Navio patrulha Zaire

No âmbito desta missão irá também ter lugar a rendição do navio patrulha Zaire, que se encontra em águas de São Tomé e Príncipe desde janeiro de 2018, pelo NRP Centauro.

«Este é um momento marcante que importa assinalar devidamente. Foram mais de cinco anos de partilha e cooperação intensa com o Governo e as Forças Armadas de São Tomé e Príncipe para a capacitação da Guarda-costeira deste nosso parceiro», disse.