Saltar para conteúdo
Histórico XXIII Governo - República Portuguesa Voltar para Governo em funções

Notícias

2023-09-16 às 14h31

Nas escolas UAARE ajuda-se a conciliar as boas notas com as medalhas

No ano letivo passado, o programa apoiou 1015 alunos-atletas, que conseguiram um aproveitamento escolar de 96,72% e mais de 1800 medalhas desportivas
Ministra Adjunta dos Assuntos Parlamentares, Ana Catarina Mendes, Ministro da Educação, João Costa, e Secretário de Estado da Juventude e do Desporto, João Paulo Correia, na visita à escola Dr. José Afonso, no Seixal
O sucesso desportivo ao mais alto nível exige treino intensivo, o que nem sempre é fácil de conciliar com boas notas. O programa Unidades de Apoio ao Alto Rendimento na Escola (UAARE) foi criado para facilitar a articulação entre o mundo da competição e o mundo académico, tendo em vista o sucesso escolar e desportivo dos alunos-atletas de alto rendimento, de seleções e representações nacionais e de potenciais talentos desportivos, em escolas do ensino básico e secundário da rede pública. 

Como? Através de apoios formais, como bolsas de estudo e direitos legais, e apoios estruturais, como programas e abordagens educativas personalizadas, com a ajuda de equipas diferenciadas, mentores e ambientes de aprendizagem híbridos. 

O programa UAARE começou em 2016, num ano piloto, e foi posteriormente regulado pela Portaria n.º 275/2019, de 27 de agosto. Todos os anos tem crescido: começou por apoiar apenas 56 alunos de 4 agrupamentos de escola, em 10 modalidades. No ano letivo passado, já eram 1015 os alunos apoiados, 55 as modalidades, e 23 as escolas parceiras.

Esta sexta-feira, o Ministro da Educação, João Costa, e a Ministra Adjunta e dos Assuntos Parlamentares, Ana Catarina Mendes – os dois ministérios que tutelam a iniciativa – inauguraram a nova sala de estudo para os alunos UAARE da Escola Secundária Dr. José Afonso. Esta escola secundária, no Seixal, e o Agrupamento de Escolas Pinheiro e Rosa, em Faro, são as duas novas adições à rede UAARE, que já conta com 25 escolas e agrupamentos de escola. 

No ano letivo 2022/2023, o programa apoiou 1015 alunos-atletas, de 23 Agrupamentos de Escolas da rede nacional de escolas UAARE. E os números falam por si: 

    • 96,72% de desempenho académico global;
    • 90 medalhas em campeonatos do mundo; 
    • 132 medalhas em campeonatos europeus;
    • 1642 medalhas em campeonatos nacionais;
    • 1617 participações em provas internacionais; 
    • 1351 chamadas a seleções nacionais;
    • 10.684 apoios pedagógicos e 7416 apoios psicopedagógicos.