Saltar para conteúdo
Histórico XXIII Governo - República Portuguesa Voltar para Governo em funções

Notícias

2023-05-22 às 20h18

Ministro dos Negócios Estrangeiros destaca avanços na relação UE-Tunísia

Ministro dos Negócios Estrangeiros, Gomes Cravinho, conversa com homólogos da Croácia, Grlic Radman e da Eslováquia, Miroslav Wlachovsky, no Conselho de Ministros da União Europeia, Bruxelas, 22 maio 2023 (foto: UE)
A União Europeia e a Tunísia reestabeleceram «uma plataforma de diálogo, que é essencial para ambas as partes» após a visita dos Ministros dos Negócios Estrangeiros de Portugal, João Gomes Cravinho, e da Bélgica, Hadja Lahbib, a 9 e 10 de maio, em representação do vice-Presidente e Alto Representante da União Europeia para os Negócios Estrangeiros e a Política de Segurança, Josep Borrel. 

«É esta a convicção», disse o Ministro português que, no final da reunião do Conselho de Negócios Estrangeiros da UE, reiterou que o diálogo frutífero com as autoridades tunisinas, permitiu identificar novas pistas para o aprofundamento das relações entre a UE e a Tunísia, a curto e longo prazo, «assente no espírito de parceria e em princípios fundamentais».

O Conselho discutiu também o apoio à Ucrânia e começou a «preparar o 11.º pacote de sanções contra a Rússia, que será essencialmente dedicado a combater a evasão às sanções já existentes, apertando o cerco», disse.

O Ministro sublinhou que, ainda no que respeita ao apoio à Ucrânia, «Portugal tem feito ponte com a América Latina e a África». 

«Tive a oportunidade de facilitar uma reunião do Ministro dos Negócios Estrangeiros da Ucrânia com a Ministra dos Negócios Estrangeiros da África do Sul, em Lisboa», o que «faz parte de uma estratégia de combate a influências e narrativas falsas da Rússia para outras partes do mundo», acrescentou.

Os chefes da diplomacia dos 27 fizeram, assim, ponto de situação sobre a agressão da Rússia contra a Ucrânia, mas também sobre o Corno de África e sobre os Balcãs Ocidentais, entre outros assuntos de atualidade.