O Ministro das Infraestruturas, João Galamba, disse no Parlamento que «foi com este Governo que a ferrovia regressou ao centro do debate político» e que «pela primeira vez em muito tempo o ciclo de encerramento de linhas e de redução do serviço» está a ser invertido.
No debate sobre a situação da ferrovia nacional, onde esteve presente também o Secretário de Estado das Infraestruturas, Frederico Francisco, ambos destacaram o aumento da frequência de debates sobre a ferrovia no Parlamento e a «centralidade que o Governo tem dado a este setor tão importante para a vida das pessoas».
Dos vários projetos lançados pelo Governo, o Ministro destacou a reabertura das oficinas de Guifões e a recuperação de material circulante, notando que foi possível «estabilizar o serviço ferroviário, reduzir as supressões e acelerar o ritmo» das obras na ferrovia.
Há, neste momento, mais de 500kms de linhas ferroviárias em obra, apontou João Galamba, concretizando que o investimento que corresponde a «1200 milhões de euros nas linhas do Norte, da Beira Alta, do Oeste, de Évora, de Cascais, de Sines e do Algarve».