Saltar para conteúdo

Notícias

2022-11-10 às 19h24

Ministro das Infraestruturas e da Habitação reforça importância do investimento estrangeiro nos portos

«Ter um grupo privado com esta dimensão a confiar na nossa economia para investir é a prova cabal de que devíamos confiar mais em nós próprios», afirmou o Ministro das Infraestruturas e da Habitação, Pedro Nuno Santos, na apresentação do investimento de modernização do terminal de Alcântara do Porto de Lisboa. 

O investimento feito pelo grupo portuário turco Yildirim e Yilport Holding, no valor de 123,8 milhões de euros, vai ser aplicado em obras nas infraestruturas e na compra e instalação de equipamentos e tecnologia.

A modernização do terminal de contentores de Alcântara prevê, entre outros, a aquisição de novos pórticos de cais, a reinstalação de edifícios, a construção de novos acessos e a reformulação da área de parque de contentores, obtendo ainda uma redução de 88% nas emissões de dióxido de carbono.

«Mais um marco importante de um investimento feito por um Grupo com investimentos muito importantes em Portugal», afirmou o Ministro, assinalando que permitirá «melhorar a segurança de quem trabalha no porto», bem como «dar mais capacidade, eficiência e produtividade ao porto».

«Para Portugal, estas portas de entrada e saída de mercadorias para o mundo são ainda mais importantes. São o espelho da nossa economia», disse. Referindo-se à pandemia, lembrou que «sofremos uma travagem, mas também nos portos portugueses tivemos uma recuperação rápida e consistente». 

O Ministro assinalou ainda a ligação dos portos à ferrovia, setor em que o Governo quer continuar a investir, afirmando que esta «não é uma ameaça à rodovia», embora seja preciso reforçar a transferência do transporte rodoviário para o ferroviário.