Saltar para conteúdo
Histórico XXIII Governo - República Portuguesa Voltar para Governo em funções

Notícias

2022-12-12 às 19h28

Ministro das Finanças confiante na capacidade de crescimento de Portugal

Ministro das Finanças, Fernando Medina, nos Encontros fora da Caixa «Perspetivas 2023», Lisboa, 12 dezembro 2022 (foto: Tiago Petinga/Lusa)
O Ministro das Finanças, Fernando Medina, afirmou esperar um crescimento positivo da economia portuguesa no quarto trimestre de 2022, o que irá melhorar as circunstâncias de entrada em 2023, ano em que a previsão do Governo aponta para um crescimento de 1,3%.

«Podemos, com confiança, dizer que as projeções que tínhamos no Orçamento do Estado que apresentámos em outubro, relativamente ao crescimento para este ano vão ser ultrapassadas, fruto de um crescimento já confirmado no terceiro trimestre, que foi significativamente positivo, mas que antecipo também que no quarto trimestre venha também a ser positivo», disse.

Fernando Medina, que falava nos Encontros fora da Caixa «Perspetivas 2023», em Lisboa, disse que esta evolução contraria os mais pessimistas que acreditavam que o Produto Interno Bruto iria cair para terreno negativo no final do ano, sendo que um quarto trimestre com crescimento positivo «vai melhorar ainda mais a circunstância de entrada no ano de 2023».

As projeções do Governo que acompanhavam a proposta do Orçamento do Estado para 2023 apontavam para um crescimento da economia de 6,5% em 2022, mas os dados já disponíveis levam o Ministro a apontar agora para 6,7%.

Em 30 de novembro, o Instituto Nacional de Estatística confirmou que o PIB aumentou 4,9% no terceiro trimestre face ao mesmo período de 2021 e cresceu 0,4% relativamente ao segundo trimestre.

O crescimento de 1,3% que o Governo projeta para 2023 acresce ao crescimento de 6,7% já verificado em 2022, sublinhou o Ministro, recusando a leitura dos que entendem que o valor é otimista face ao atual contexto de incerteza.
Áreas:
Finanças