«O investimento realizado por empresas portuguesas, nas áreas da ciência e da saúde, não só reforça a capacidade produtiva nacional, como evidencia o compromisso desta indústria com o desenvolvimento e a autonomia estratégica de Portugal», disse o Ministro da Saúde, Manuel Pizarro, de visita à maior feira internacional do setor farmacêutico, na Alemanha.
O Ministro visitou a CPhI Worldwide – Frankfurt para contactar com as empresas farmacêuticas de base produtiva nacional, que produzem e exportam a partir de Portugal. Manuel Pizarro evidenciou «o profissionalismo e o nível altamente diferenciado das empresas farmacêuticas portuguesas que exportam produtos de saúde».
Foram nove as empresas farmacêuticas portuguesas que participaram neste evento internacional, quatro delas através da PharmaPortugal, projeto que resulta de uma parceria entre o Infarmed, a AICEP e empresas da Indústria Farmacêutica portuguesa associadas da APIFARMA, e que pretende dar a conhecer a inovação e a investigação no setor e estimular a exportação.
Manuel Pizarro juntou-se à delegação portuguesa de visita ao certame, constituída também pela representante da comissão diretiva do programa Compete 2020, Ana Gomes (em representação do Secretário de Estado da Economia, João Neves), o vice-presidente do Infarmed, Carlos Alves, o delegado da AICEP Portugal, Rui Boavista Marques, o presidente da APIFARMA, João Almeida Lopes, e ainda o Cônsul-Geral de Portugal em Estugarda, Leandro Amado, entre outros.