Saltar para conteúdo
Histórico XXIII Governo - República Portuguesa Voltar para Governo em funções

Notícias

2022-07-27 às 21h44

Ministra da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior e Secretário de Estado do Ensino Superior visitam Universidade da Madeira

Ministra da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Elvira Fortunato, e Secretário de Estado do Ensino Superior, Pedro Nuno Teixeira, visitam Universidade da Madeira, 27 julho 2022
Com o objetivo de conhecer a realidade das diferentes instituições de ensino superior, a Ministra da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior e o Secretário de Estado do Ensino Superior visitaram, esta quarta-feira, a Universidade da Madeira (UMa). Elvira Fortunato e Pedro Nuno Teixeira reuniram com o Reitor José Sílvio Fernandes e com outros membros da equipa reitoral, e visitaram as instalações da UMa, no Campus da Prelada, encontrando-se com os presidentes das diferentes Unidades Orgânicas.
 
O subfinanciamento da Universidade da Madeira (UMa) foi um dos temas abordados, sobre o qual a Ministra afirmou à margem da reunião: «O próprio financiamento do sistema universitário vai ser revisto de forma a que o mesmo seja distribuído de uma forma mais justa e adaptada à realidade atual».
 
O encontro foi uma ocasião para os responsáveis por aquela universidade partilharem outros problemas, como a falta de docentes, e apresentarem as suas propostas em relação a temas como: acesso a fundos europeus, majoração do orçamento e contrato-programa. A Ministra reforçou o trabalho colaborativo em rede assim como a valorização das especificidades únicas da região.

A MCTES teve ainda oportunidade de reunir com o Secretário Regional da Educação Ciência e Tecnologia, Jorge Carvalho de forma a se potenciarem sinergias entre o Governo Regional e o Governo em prol da ciência e do ensino superior.