Saltar para conteúdo

Notícias

2023-02-20 às 16h15

Ministra da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior desloca-se à Califórnia

A Ministra da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Elvira Fortunato, desloca-se à Califórnia, Estados Unidos da América, de 20 a 24 de fevereiro, visando o reforço das parcerias internacionais que Portugal desenvolve, há mais de uma década, com instituições de ensino superior e científicas americanas. 

Trata-se de uma deslocação com relevante importância tendo em conta que será assinado um memorando de entendimento entre a Fundação para a Ciência e a Tecnologia (FCT) e a nova escola da Universidade de Stanford, a Stanford Doerr School of Sustainability, uma escola inovadora e orientada para a investigação de soluções com elevado impacto nas alterações climáticas sentidas a nível mundial, concebida para acelerar drasticamente os avanços e soluções científicas, tecnológicas e políticas.

Durante a sua deslocação a Ministra visita, a Universidade da Califórnia, em Berkeley, na qual procederá a um conjunto de reuniões e encontros com a comunidade académica e científica portuguesa a trabalhar naquela instituição e participará também no Seminário «Contrasting Science Education and Science Research in Portugal and the U.S».

Elvira Fortunato visita ainda o laboratório da Amyris, em Berkeley, uma empresa de biotecnologia que mantém uma parceria com a Universidade Católica do Porto, e reúne-se com investigadores portugueses que trabalham na NASA, na Califórnia. 

Durante a semana, a Ministra visita também a Universidade de Stanford, onde contactará com estudantes, docentes e investigadores portugueses e na qual participará no Seminário «Portugal Tech Talks» organizado pela Agência para o Investimento e Comércio Externo de Portugal (AICEP). 

Terá ainda a oportunidade de visitar as empresas Nvidia e a OpenAI, reunir com empreendedores e altos quadros portugueses integrados em empresas tecnológicas e assistir à reabertura do parque português em Hayward que conta com a presença da comunidade portuguesa local. 

A visita integra-se no âmbito do reforço da iniciativa «Go Portugal – Global Science and Technology Partnerships» que visa a internacionalização da investigação científica e tecnológica nacionais, promovendo a criação de emprego científico e qualificado e fomentando a criação e crescimento de novas empresas de base científica e tecnológica, além de impulsionar a mobilidade internacional de estudantes, docentes, investigadores e pessoal não docente.