Saltar para conteúdo

Notícias

2023-01-17 às 19h30

Ministra da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior lança Centro Tecnológico Espacial nos Açores

Ministra da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Elvira Fortunato, no Centro Tecnológico e Espacial de Santa Maria, 17 janeiro 2023
A Ministra da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Elvira Fortunato, lançou o Centro Tecnológico e Espacial de Santa Maria, nos Açores, durante a sua deslocação ao arquipélago. 

Trata-se de um centro que visa o desenvolvimento do ecossistema espacial da ilha de Santa Maria e «cujo princípio está assente na diversidade de capacidades tecnológicas complementares, envolvendo várias áreas do setor do espaço, criando assim as sinergias e as condições de atratividade para novas empresas e novos serviços», afirmou a Ministra.

Ainda este ano serão instaladas várias dessas capacidades, já identificadas estão a instalação de uma unidade de testes de veículos hipersónicos, uma base para a montagem de lançadores suborbitais e uma base para testes de plataformas estratosféricas.  

O novo Centro Tecnológico e Espacial de Santa Maria ficará instalado nos terrenos do antigo Cartódromo de Santa Maria, que é desde hoje propriedade da Agência Espacial Portuguesa, depois da realização da escritura de concessão do terreno pela Câmara Municipal de Vila do Porto.

Elvira Fortunato adiantou que a infraestrutura permitirá «lançar as sementes para se criarem as condições para uma maior diversificação de atividades dentro deste setor, tirando partido das condições geográficas que nos diferenciam e também das capacidades complementares já instaladas em Santa Maria, como é o caso do Teleporto de Santa Maria e da Estação Raege». 

A Ministra destacou a importância da formação superior «para a qual as nossas instituições de ensino superior estão a dar resposta com a abertura de novos cursos nesta área, no sentido da preparação dos nossos jovens e na construção da massa crítica necessária para este setor».

A criação do Centro Tecnológico e Espacial de Santa Maria resulta da estreita colaboração entre o Governo de Portugal, o Governo Regional dos Açores e a Câmara Municipal de Vila do Porto,  através do elo comum de concretização que é a Agência Espacial Portuguesa, na implementação da estratégia nacional para o espaço, Portugal Space 2030, agregando a nível nacional todas as estratégias e iniciativas regionais, relevando o potencial das regiões para este setor, como é o caso da estratégia dos Açores para o espaço.

Resulta igualmente do investimento que Portugal tem feito no setor do Espaço, nomeadamente através da participação nacional na Agência Espacial Europeia (ESA, sigla em inglês), coordenada pela Agência Espacial Portuguesa. Em novembro do ano passado, no Conselho Ministerial da ESA, Portugal fez a maior contribuição de sempre, no valor de 115M€, permitindo assim reforçar a presença nacional nas grandes iniciativas espaciais da Europa. 

Elvira Fortunato concluiu garantindo que pretende «ancorar nos Açores e em Santa Maria, um ponto de retorno e acesso ao espaço, um nó de comunicações e operações espaciais com novas valências e novas capacidades no Teleporto de Santa Maria assim como capacidades de estudo e monitorização dos oceanos através das capacidades instaladas na Terceira com o AIR Centre e as várias iniciativas já lançadas para dotar Portugal de uma constelação de satélites, com a Constelação do Atlântico, numa parceria com Espanha, no sentido de se construírem ferramentas para a gestão do território e criar uma agenda industrial para a integração de satélites».