Saltar para conteúdo

Notícias

2023-03-28 às 14h18

Ministério da Agricultura e Alimentação procede a reforço de cerca de 126 milhões de euros em avisos para investimento

Trabalhos agrícolas
O Ministério da Agricultura e Alimentação procedeu a um reforço de cerca de 126 milhões de euros em diversos avisos do Programa de Desenvolvimento Rural 2014-2020 (PDR 2020), na componente de investimento, visando, por esta via, corresponder à procura registada, a qual superou as dotações inicialmente disponibilizadas.
 
Nas palavras da Ministra da Agricultura e da Alimentação, Maria Do Céu Antunes, «procuramos, a todo o tempo, soluções, dentro do conjunto de instrumentos financeiros disponíveis, que possam ajudar a mitigar os efeitos das sucessivas crises que têm afetado a produção nacional. Soluções que possam, também, fomentar o desenvolvimento sustentável do setor e promover a valorização e a revitalização dos territórios. Foi nesse sentido que garantimos este reforço em diversos avisos do PDR2020 direcionados ao investimento, ambicionando corresponder às expectativas de todas e de todos que se candidataram a apoios relacionados com a exploração agrícola (aviso bovinicultura e geral, bem como associados a outros pequenos investimentos), transformação e comercialização de produtos, instalação e prémio para jovens».
 
Para a Ministra, «este reforço de cerca de 126 milhões de euros é um sinal claro de que estamos ao lado dos agricultores e de todo o setor. É com grande satisfação que anuncio que conseguimos, assim, corresponder a uma procura que superou as dotações iniciais». 

Maria Do Céu Antunes sublinha ainda que, «para a instalação de jovens agricultores, são mais de 28 milhões de prémio e apoio ao investimento em territórios vulneráveis. Estamos, desta forma, a contribuir para a concretização de objetivos que passam pela coesão territorial, pelo combate à desertificação e despovoamento e pela viabilização das explorações agrícolas».