Saltar para conteúdo
Histórico XXIII Governo - República Portuguesa Voltar para Governo em funções

Notícias

2022-09-30 às 16h54

Militares cabo-verdianos poderão participar na missão da União Europeia em Moçambique

Ministra da Defesa Nacional, Helena Carreiras, com a Ministra de Estado, da Defesa Nacional e da Coesão Territorial de Cabo Verde, Janine Lélis, Oeiras, 30 setembro 2022 (Foto: José Sena Goulão/Lusa)
A Ministra da Defesa Nacional, Helena Carreiras, afirmou que os militares cabo-verdianos poderão participar na missão da União Europeia em Moçambique.

Helena Carreiras falava no final de um encontro com a Ministra de Estado, da Defesa Nacional e da Coesão Territorial de Cabo Verde, Janine Lélis, em Oeiras, no qual participou também, por videoconferência, o ministro da Defesa do Luxemburgo.

«Discutimos a possibilidade de participação conjunta em missões de paz das Nações Unidas, em maio, em Cabo Verde, na reunião dos ministros da Defesa da Comunidade de Países de Língua Portuguesa CPLP e decidimos ser importante consagrar essa célula, fazendo iniciativas de capacitação e formação para estarmos preparados para essa participação», afirmou a Ministra portuguesa.

Recorde-se que a missão de formação da UE em Moçambique, com um mandato de dois anos após atingir a sua capacidade operacional total, tem como objetivo o treino de 1100 militares de 11 unidades de reação rápida das Forças Armadas de Defesa de Moçambique (comandos preparados no Chimoio e fuzileiros na Katembe, além de controladores aeronáuticos) e é levada a cabo por 119 membros de 12 países da UE.

Portugal, que assume o comando da missão,  é também o país com o maior contingente, atualmente de 68 militares dos três ramos das Forças Armadas e GNR.