Saltar para conteúdo
Histórico XXIII Governo - República Portuguesa Voltar para Governo em funções

Notícias

2024-01-11 às 15h20

Metrobus "é a solução que vai servir melhor" o território e a população

O sistema Metrobus vai evitar a emissão de cerca de 17 mil toneladas de CO2 (Foto: Clara Azevedo)
Região vai ter um sistema de transporte público de passageiros totalmente elétrico e em canal dedicado 

A mobilidade na região de Coimbra está a mudar. O Metrobus vai ligar a cidade a Serpins, Lousã e Miranda do Corvo, com 35 novos veículos elétricos, modernos e seguros, que vão circular num canal exclusivo do antigo ramal ferroviário da Lousã e na área urbana de Coimbra.  

Esta "é a solução que vai servir melhor todo este território e as populações", afirmou o Primeiro-Ministro, António Costa, em visita à obra, esta quinta-feira. "Tínhamos 17 frequências de comboio, vamos ter mais de 50 frequências diárias de deslocação da Lousã para Coimbra e, sobretudo, a solução do Metrobus é a solução em que esse sistema se insere de forma mais harmoniosa no tecido urbano da cidade de Coimbra". 

O sistema resulta de um projeto conjunto das Infraestruturas de Portugal e da Metro do Mondego, e estima-se que vá transportar cerca de 13 milhões de passageiros por ano, evitando a emissão de cerca de 17 mil toneladas de CO2.   

"Vamos ter uma nova forma de ligação entre a Baixa e a Alta [da cidade], com a ligação desde logo a todo o sistema fundamental do nosso Sistema Nacional de Saúde, que são os hospitais: o da cidade de Coimbra [Centro Hospitalar e Universitário], o Hospital Pediátrico e a futura maternidade, cujo projeto de execução foi agora concluído", afirmou António Costa.  

Com uma extensão total da linha de 42 quilómetros, os percursos farão também a ligação aos principais estabelecimentos de ensino e aos espaços de comércio e lazer de cada município. O Primeiro-Ministro acredita que esta solução vai também "transformar profundamente" o tecido urbano de Coimbra e o sistema de mobilidade no interior da cidade. 

O sistema Metrobus vai permitir a integração amigável dentro do meio ambiente e o seu espaço urbano, reduzindo os níveis de ruído e melhorando a qualidade do ar. Cada veículo terá capacidade para transportar 135 passageiros, e será acessível a pessoas com mobilidade reduzida, com entrada de nível em todas as portas. O serviço será rápido e fiável, graças à circulação em canal próprio e à prioridade nas intersecções, e à elevada frequência de circulação e informação em tempo real em cada estação.