Saltar para conteúdo
Histórico XXIII Governo - República Portuguesa Voltar para Governo em funções

Notícias

2023-05-24 às 0h46

Frente ribeirinha de Loures vai «finalmente ser valorizada»

Primeiro-Ministro António Costa e Ministro do Ambiente e da Ação Climática, Duarte Cordeiro, visitam o terreno onde decorrerá a Jornada Mundial da Juventude católica, Loures, 22 maio 2023 (Foto: Tiago Petinga/Lusa)
Primeiro-Ministro visitou terrenos onde vai decorrer a Jornada Mundial da Juventude 

«O concelho de Loures vai finalmente ter a sua plataforma ribeirinha devidamente valorizada e tratada» com «muitos hectares que as pessoas vão poder fruir para fazer piqueniques, jogar à bola, correr, namorar, contemplar o Tejo, ver a beleza do sapal, ver as aves», disse o Primeiro-Ministro António Costa no final de uma visita ao local onde vai realizar-se a Jornada Mundial da Juventude católica, em terrenos pertencentes a Lisboa e a Loures.

António Costa lembrou os múltiplos desafios que se colocaram há 25 anos à Expo 98, que permitiram a requalificação urbana da zona ribeirinha oriental de Lisboa, referindo que a Jornada Mundial da Juventude católica constitui uma «oportunidade de pagar a grande dívida que a cidade de Lisboa, que a área metropolitana, que o País tem para com o concelho de Loures».

Esta dívida paga-se permitindo «ao concelho de Loures passar a ter também uma verdadeira frente ribeirinha de que possa fruir, que possa utilizar e que valorize efetivamente todo esse território» da zona da Bobadela.

O Primeiro-Ministro afirmou que antes da Jornada começar, no dia 1 de agosto, terá de ser assinado «o auto de cedência do Estado ao município de Loures de toda essa área do território» que foi, durante décadas, um parque de contentores.

«Não podemos viver sem um parque de contentores, agora podemos é ter um parque de contentores localizado onde tem de estar localizado. Os contentores saíram, a Galp já retirou o que tinha a retirar e neste momento o parque urbano já está a ser devidamente construído. Já começou mesmo em alguns dos talhões a ser semeado, já está a ser devidamente infraestruturado para o futuro, o passadiço está a ser feito», sobre o Rio Trancão, disse.

Na visita intervieram também o presidente da Câmara Municipal de Loures, Ricardo Leão, o coordenador do grupo de projeto para a Jornada Mundial da Juventude, José Sá Fernandes, e o presidente da Fundação JMJ Lisboa 2023, o bispo D. Américo Aguiar, tendo também estado presente o Ministro do Ambiente e da Ação Climática, Duarte Cordeiro.