Saltar para conteúdo
Histórico XXIII Governo - República Portuguesa Voltar para Governo em funções

Notícias

2022-06-28 às 17h58

Linha do Oeste vai ser «finalmente modernizada»

Modernização da Linha do Oeste - Cerimónia da Assinatura do Auto de Consignação
O Ministro das Infraestruturas e da Habitação, Pedro Nuno Santos, afirmou que a linha ferroviária do oeste «já não está ao abandono e ao esquecimento», uma vez que vai ser «finalmente modernizada».

«Os atrasos que hoje temos na Linha do Oeste são de décadas e a diferença hoje, face a estas décadas, é que não estamos a dizer que vamos fazer. Hoje estamos a assinar a consignação deste troço e já temos o anterior em obra», disse Pedro Nuno Santos.

O Ministro falava na cerimónia de assinatura do Auto de Consignação do Troço Torres Vedras–Caldas da Rainha (Modernização da Linha do Oeste), nas Caldas da Rainha, onde se referiu ao evento como «um momento de grande satisfação e de celebração».

Pedro Nuno Santos disse também que este investimento se insere «numa grande revolução que estamos a fazer na ferrovia», relembrando que Portugal tem «praticamente toda a nossa rede ferroviária em obra».

«O primeiro objetivo do nosso investimento esteve concentrado no transporte de mercadorias e na eletrificação da rede ferroviária, mas o próximo ciclo, que já começamos a dar os primeiros passos, estará mais focado no passageiro» afirmou.

Segundo o Ministro, o distrito de Leiria beneficiará, assim, «de um dos maiores investimentos ferroviários que o País alguma vez conheceu ou vai conhecer», uma vez que a nova linha - que ligará Lisboa ao Porto - permitirá uma viagem entre a capital e Leiria em 35 minutos.

«Esse, sim, será um investimento profundamente transformador na forma como nós ligamos o nosso território como nós nos aproximamos através do melhor meio de transporte que é o comboio», disse ainda.