Saltar para conteúdo
Histórico XXIII Governo - República Portuguesa Voltar para Governo em funções

Notícias

2022-06-18 às 18h00

Líderes políticos, investigadores e empresas mundiais reúnem-se em Portugal para discutir futuro sustentável do planeta

Investigação

Importantes figuras da ciência, da tecnologia, da política e da indústria, de cerca de 50 países, vão reunir-se em Portugal, durante os próximos dias 22 e 23 de junho, no Global Innovation Summit 2022 (GIS 2022). 

O evento representa o culminar dos trabalhos focados em inovação de produto e serviço, realizados durante a Presidência Portuguesa da Eureka - a maior rede pública de cooperação internacional em Investigação & Desenvolvimento. 

A estratégia de Portugal para este mandato (que vigora desde 1 de julho de 2021 e termina a 30 de junho de 2022) assenta no mote «Inovação para um planeta mais verde, digital e saudável através de uma abordagem colaborativa», visando, sobretudo, a aproximação dos países da África e da América Latina, de forma a contribuir para um futuro mais sustentável do nosso planeta.

O GIS 2022 terá como inspiração o «Atlântico», sendo que as três principais áreas de foco desta edição do encontro anual são «Tech for Green, Digital Transition e Strategy & Policy-Making». 

Pretende-se discutir as preocupações globais relacionadas com saúde e Meio Ambiente, numa altura em que o mundo recupera de uma pandemia que impactou gravemente a economia global. Como reduzir as desigualdades provocadas e contribuir para um crescimento económico inclusivo a longo-prazo? É esta a questão a que se pretende dar resposta durante a GIS 2022. 

No primeiro dia do evento, Elvira Fortunato, ministra da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, procede à abertura da cimeira, seguida dos discursos de Miguel Bello Mora, chairperson da presidência portuguesa da Eureka Chairmanship e CEO do Atlantic International Research Centre (AIR Centre), organização internacional criada para o desenvolvimento científico e tecnológico de soluções para a região do Atlântico; Joana Mendonça, presidente da Agência Nacional de Inovação (ANI); Carlos Carreiras, presidente da Câmara de Cascais; e Jean-Eric Paquet, diretor-geral do departamento de Investigação & Inovação da Comissão Europeia.

Política e sustentabilidade focadas nos oceanos, agroalimentar e smart cities

O primeiro dia será marcado por vários eventos a decorrer em simultâneo, destacando-se a entrega dos "Eureka Innovation Awards", com o objetivo de distinguir os produtos ou serviços mais disruptivos desenvolvidos no âmbito dos vários projetos levados a cabo no âmbito da rede Eureka, ao longo dos 48 países que a compõem. 

Estes prémios estão divididos entre cinco categorias: Best Product and Service Innovation, Best Sustainability Innovation, Best Thematic Innovation (space-ocean-earth observation systems), Best Woman in Leadership e Best Portuguese Project.

Além disso, haverá espaço para reuniões B2B, dois workshops focados no desenvolvimento de negócios, várias conferências e debates focados em estratégias políticas e de financiamento, tecnologia verde, sustentabilidade e transição digital, entre outros. O dia fica marcado também pelo começo do "Korea-Eureka Day", encontro anual de representantes de empresas e líderes coreanos e de vários membros da rede Eureka.

Entre os nomes confirmados para discursar neste primeiro dia destacam-se Gianni Giacomelli, do Massachusetts Institute of Technology (MIT); Cheon-Kyo(Sean) Park, do KIAT (Korea Institute for Advancement of Technology); Stefan Riegler, do Ministério autríaco para assuntos relacionados com o digital e a economia; Lindalia Junqueira, da Câmara de Comércio Internacional e Indústria do Estado do Rio de Janeiro (Brasil); Pedro Lopes, secretário de Estado para a Economia Digital de Cabo Verde, entre muitos outros.

O segundo dia, 23 de junho, será focado nas indústrias relacionadas com os oceanos, assim como com as áreas agroalimentar, aeronáutica e smart cities, de forma a discutir como estas áreas estão a contribuir para um futuro mais sustentável. 

Dava Newman (MIT Media Lab), Julie Angus, do Open Ocean Robotics; Ricardo Conde, da Agência Espacial Portuguesa; Jean-Claude Piedboeuf, da Canadian Space Agency; e Natalia Ospina-Alvarez, do Atlantic International Research Centre (AIR Centre) são alguns dos oradores confirmados. Neste dia decorrem também as sessões "Spotlight Canada" e "Team up with Canada", eventos que assinalam os 10 anos desde a adesão do Canadá à rede Eureka.

O programa completo da GIS 2022 pode ser consultado no site do evento. Devido a limitações no número de participantes, os registos presenciais encontram-se encerrados, podendo ser efetuados apenas por pedido à organização. Os registos para participação online encontram-se abertos até dia 21, sendo que todos os interessados em participar podem registar-se, gratuitamente, aqui.

Sobre a rede Eureka e a Presidência Portuguesa

A Eureka é uma organização estabelecida em 1985 através de um acordo entre 18 países e a Comissão Europeia, com o compromisso de fomentar a competitividade e a cooperação entre diferentes negócios e mercados. Atualmente, esta rede estende-se por 48 países, colocando a investigação e a indústria a trabalhar em conjunto para o desenvolvimento de novos produtos, processos e serviços orientados para o mercado, utilizando um modelo flexível e dinâmico «bottom-up».

Portugal é um dos membros fundadores da rede Eureka. A atual Presidência Portuguesa da mesma segue, em termos cronológicos, a Presidência Portuguesa do Conselho da União Europeia, que terminou em junho de 2021, e coincide com a Co-Presidência portuguesa do Conselho da Agência Espacial Europeia (ESA), a nível ministerial, também durante o ano de 2021. 

Esta é a terceira vez que Portugal assume a liderança da Eureka, depois dos mandatos entre 1997-98 e 2008-09, durante os quais a rede expandiu para a Ásia - primeiro para a China e, em 2009, para a Coreia do Sul, que se tornou, nesse mesmo ano, um dos países membros da rede.

Além de desviar o foco para o Atlântico, entre os objetivos da mais recente Presidência Portuguesa da rede Eureka está a promoção da inovação europeia durante o período de recuperação da crise associada à pandemia de Covid-19, tendo para isso consolidado novos programas de financiamento, como o Innowwide ou o InvestHorizon. 

Neste âmbito, durante a GSI 2022 será oficialmente assinado um novo acordo de subvenção proposto durante o último ano pela Eureka à Comissão Europeia, que envolve o compromisso de 37 países.