Saltar para conteúdo
Histórico XXIII Governo - República Portuguesa Voltar para Governo em funções

Notícias

2022-06-07 às 16h46

Laboratório Nacional do Medicamento disponível para apoiar o SNS

Ministra da Defesa Nacional, Ministra da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior e Ministra da Saúde na visita ao Laboratório Nacional do Medicamento, Lisboa, 7 de junho de 2022
A Ministra da Defesa Nacional, Helena Carreiras, afirmou que o Laboratório Nacional do Medicamento está disponível para apoiar o Serviço Nacional de Saúde (SNS), através da produção de mais medicamentos.

A Ministra falava à comunicação social, durante uma visita ao Laboratório Nacional do Medicamento, em Lisboa, onde estiveram também presentes a Ministra da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Elvira Fortunato, e a Ministra da Saúde, Marta Temido.

Helena Carreiras destacou o facto do Laboratório Nacional do Medicamento ser «uma instituição única em Portugal, que tem por objetivos prestar o apoio sanitário, medicamentos a todos os militares das Forças Armadas dos três ramos, mas também das forças nacionais destacadas, das famílias, dos militares e dos deficientes das Forças Armadas». Referiu ainda a «competência importantíssima no que diz respeito à resposta a emergências» como aconteceu durante a pandemia.

Investimentos

Sobre investimentos na instituição, a Ministra disse que o objetivo é «financiar este laboratório em investimentos, num plano plurianual, que vai ter que ser objeto de uma resolução do Conselho de Ministros».

No Laboratório Nacional do Medicamento são produzidas perto de 70 formulações diferentes. O laboratório produz e distribui ainda a metadona dada aos utentes do âmbito da terapêutica da substituição de opiáceos.

São também produzidos alguns «medicamentos órfãos» e fármacos que já não têm interesse para a indústria farmacêutica, como a Isoniazida para o tratamento da tuberculose, mas também muitos outros medicamentos manipulados a pedido do SNS para situações pontuais.