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Notícias

2023-02-08 às 12h28

Investimento de 22 milhões de euros para 321 novas respostas de atendimento presencial

Serviço público
O Governo vai investir 22 milhões de euros do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR) em 321 novas respostas de atendimento presencial, prevendo para 2023 a abertura de oito Lojas do Cidadão e 67 Espaços Cidadão.
 
Numa audição regimental na Comissão de Administração Pública, Ordenamento do Território e Poder Local, o Secretário de Estado da Digitalização e da Modernização Administrativa, Mário Campolargo, afirmou que o processo de digitalização na administração pública «não descura que se continue a investir no atendimento presencial».
 
«Até 2026, com um investimento de 22 milhões de euros do Plano de Recuperação e Resiliência, vamos abrir mais 321 respostas de atendimento», disse, acrescentando que «em 2023, serão já oito Lojas de Cidadão e 67 Espaços Cidadão».
 
O objetivo é, conforme refere, tornar o futuro modelo de atendimento «uniforme e harmonizado, obedecendo ao mesmo racional quer seja prestado presencialmente ou à distância, ou seja, quer decorra numa loja ou espaço cidadão ou no portal único de serviços, acessível através de um computador ou de uma app única para toda a administração, ou ainda por telefone ou videoconferência».
 
Mário Campolargo referiu ainda algumas medidas Simplex já implementadas, entre elas a ativação da chave móvel digital através do uso telemóvel e que, em cerca de um mês, registou «mais de 33 mil ativações». Também os Exames de Saúde Digitalizados - a funcionar desde abril de 2022 - permitiram que fossem emitidas, de forma desmaterializada, mais de 17 milhões de requisições de exames e mais de 21 milhões de resultados desses exames.
 
Recorde-se que no Orçamento do Estado para 2023 o Governo prevê a instalação de 12 novas Lojas de Cidadão, 170 novos Espaços Cidadão e seis novos Espaços Cidadão Móveis.