Saltar para conteúdo
Histórico XXIII Governo - República Portuguesa Voltar para Governo em funções

Notícias

2023-01-26 às 14h33

Intervenções de conservação e restauro no Mosteiro da Batalha

Mosteiro da Batalha (foto: DGPC)
A Secretária de Estado da Cultura, Isabel Cordeiro, e o Diretor-Geral do Património Cultural, João Carlos dos Santos, deslocar-se-ão no próximo dia 27, sexta-feira, ao Mosteiro da Batalha, no âmbito da apresentação pública das intervenções de conservação e restauro dos Claustros D. João I e D. Afonso V, no quadro do PT 2020 e do Programa de Recuperação e Resiliência (PRR).

As intervenções de conservação e restauro dos Claustros de D. João I e de D. Afonso V, do Mosteiro de Santa Maria da Vitória da Batalha, que se prevê estarem concluídas a 15 de maio de 2023, foram realizadas no âmbito de um programa de investimentos mais alargado de restauro e reabilitação dos imóveis afetos à Direção-Geral do Património Cultural, nomeadamente dos que integram a lista do Património Mundial da UNESCO.

O valor global do investimento nestas ações foi superior a um milhão e 100 mil euros, suportado em 85% por fundos comunitários do Centro 2020 e 15% por verbas nacionais. Na intervenção de conservação e restauro dos claustros foram investidos 579 659 euros; na adaptação de espaços para portaria e criação da nova loja foram investidos 512 978 euros; e na componente de estudos e projetos 30 528 euros.

Os investimentos no Mosteiro da Batalha vão continuar, agora no âmbito do PRR, com um investimento total de 1 610 400 euros, a ser executado até final de 2025. Este investimento prevê um conjunto de intervenções, nomeadamente:
- Recuperação das coberturas da Sala do Capítulo;
- Requalificação do Jardim do Claustro;
- Revisão do sistema elétrico/PT e de equipamentos de segurança integrada;
- Conservação e restauro das Capelas Imperfeitas;

Está ainda prevista a implementação de um Plano de Intervenção de Conservação e Restauro da pedra das fachadas e do interior da igreja no valor estimado de 2 500 000 euros, que a Direção-Geral do Património Cultural pretende desenvolver de forma faseada, para o que irá promover a respetiva candidatura aos fundos comunitários do PT 2030.

A cerimónia pública contará com uma visita às obras de conservação e restauro, culminando com a inauguração da Loja do Mosteiro.