Saltar para conteúdo
Histórico XXIII Governo - República Portuguesa Voltar para Governo em funções

Notícias

2023-09-27 às 17h09

Índice Global de Inovação coloca Portugal entre as 30 economias mais inovadoras do mundo

Organização Mundial da Propriedade Intelectual destaca como ponto forte a diversidade da indústria nacional

Portugal sobe dois lugares no Índice Global de Inovação (IGI) 2023, ficando assim no 30.º lugar entre 132 economias mundiais. Segundo o relatório, os pontos fortes da economia portuguesa são a diversidade da indústria nacional, a percentagem do PIB investida em software e os artigos científicos ou técnicos por cá publicados.

Dentro das economias europeias, Portugal tem um desempenho acima da média no que diz respeito às seguintes categorias: Outputs Criativos, Capital Humano, Investigação e Instituições. Nestas áreas, Portugal fica, respetivamente, na 19ª, 23.ª e 35.ª posição no ranking global.

No que diz respeito às Infraestruturas, ocupa a 45.ª posição, a 42.ª no que diz respeito à sofisticação do mercado, a 34.ª na Sofisticação dos Negócios e a 32.ª posição em termos de Outputs de Tecnologia e Conhecimento. 

O Índice Global de Inovação avalia as economias mundiais com base nas suas capacidades de inovação, destacando os seus pontos fortes e fracos, e é publicado anualmente pela Organização Mundial da Propriedade Intelectual, uma agência das Nações Unidas especializada no tema. A avaliação tem em conta 80 indicadores, desde gastos com a educação e financiamento a startups, à exportação de serviços culturais, criativos e de tecnologia. 

Pelo 13.º ano consecutivo, a Suíça ocupa o primeiro lugar deste ranking. Seguem-se a Suécia, Estados Unidos, Reino Unido, Singapura, Finlândia, Holanda, Alemanha, Dinamarca e Coreia do Sul.