Saltar para conteúdo
Histórico XXIII Governo - República Portuguesa Voltar para Governo em funções

Notícias

2023-04-03 às 21h57

Inaugurada esquadra da Polícia de Segurança Pública de Matosinhos

Nova esquadra da PSP de Matosinhos, 3 abril 2023
A esquadra da PSP de Matosinhos «é um bom exemplo de boas práticas entre as administrações central e local», disse o Ministro da Administração Interna, José Luís Carneiro, acrescentando que «este edifício faz parte de um investimento nacional de 607 milhões de euros até 2026».

O Ministro discursava na inauguração da requalificação da esquadra da PSP de Matosinhos, uma empreitada no valor de 1,5 milhões de euros, que resulta de um contrato de cooperação entre o Ministério da Administração Interna e a Câmara Municipal de Matosinhos assinado em julho de 2019.

José Luís Carneiro disse que esta obra «simboliza também a vontade de dar uma solução duradoura à qualificação das infraestruturas  e dos equipamentos que contribuem para o exercício digno de uma das mais importantes atividades profissionais». 

A presidente da Câmara Municipal de Matosinhos, Luísa Salgueiro, destacou o «momento de grande simplicidade, mas de enorme significado para Matosinhos. Este edifício precisava de uma intervenção física para a criação de condições para a dignidade que a função merece».

Durante o período de execução da obra, a PSP de Matosinhos esteve instalada na antiga escola da Biquinha. Finda a transição para as instalações reabilitadas, será agora a vez de a GNR ocupar o espaço enquanto decorrer a empreitada de construção do novo destacamento territorial de Matosinhos.

GNR

Para este efeito, foi assinado um contrato de comodato entre a autarquia e a Secretaria-Geral do Ministério da Administração Interna.

A GNR está provisoriamente instalada no palacete da Quinta da Conceição, em Leça da Palmeira, há mais de 30 anos, num edifício bastante degradado e que uma vistoria da Proteção Civil considerou sem condições de segurança.

O novo quartel, que servirá Matosinhos, Maia e Vila do Conde, será construído no terreno municipal do antigo horto, em Perafita, entre a avenida Mário Brito (EN107) e o terminal TIR, em Freixieiro. O projeto está a ser elaborado pela autarquia, estando o início da obra previsto para 2024.

Menos crime

«A segurança é um fator de coesão, é um fator de desenvolvimento, na salvaguarda dos direitos, liberdades e garantias dos cidadãos. Os efeitos da pandemia na saúde pública, na saúde mental, foram bastante graves», disse o Ministro. 

Mesmo assim, «comparando 2019 e 2022, a criminalidade geral diminuiu 11,6% e a criminalidade grave baixou 6,9%. Em Matosinhos, a criminalidade geral baixou 5%», acrescentou José Luís Carneiro. 

Relativamente a meios humanos, está previsto este ano o recrutamento de cerca de 1600 pessoas para a PSP e para GNR.

A cerimónia de inauguração da esquadra de Matosinhos da PSP contou ainda com a presença do diretor nacional da PSP, Magina da Silva, da comandante do Comando Metropolitano do Porto da PSP, Paula Penedo, e do Comandante da Divisão Policial de Matosinhos, Ângelo Abreu de Sousa.