Saltar para conteúdo

Notícias

2022-06-01 às 7h00

Inauguração do Museu do Tesouro Real

Museu do Tesouro Real - Visita virtual
Exposição permanente das joias da Coroa, Lisboa, 31 maio 2022 (foto: João Bica)
O Museu do Tesouro Real, na ala poente do Palácio Nacional da Ajuda, é hoje inaugurado, criando um novo polo de atração de visitantes, no prolongamento da zona de Belém, esperando-se que tenha mais de 275 mil visitas anuais.

Na cerimónia de lançamento do projeto, em 19 de setembro de 2016, o Primeiro-Ministro António Costa elogiou o projeto de conclusão do palácio – cuja ala poente nunca fora completada –, do arquiteto João Carlos Santos, funcionário da Direção-Geral do Património.

O Primeiro-Ministro afirmou que «temos o saber, a competência e a qualidade entre os servidores do Estado. E, se é sempre muito difícil para alguém concluir uma obra de outrem, muito mais difícil isso é quando essa obra aguarda há 200 anos para ser completada».

«Era difícil termos no Palácio Nacional da Ajuda um maior equilíbrio entre a marca da contemporaneidade e o respeito e preservação da marca histórica aqui recuperada», acrescentou.

O projeto custou 31,4 milhões de euros, dos quais 18 milhões de euros foram investidos pela Câmara Municipal de Lisboa e nove milhões pela Associação de Turismo de Lisboa com dinheiro proveniente da cobrança da taxa turística em Lisboa.

Os restantes 4,4 milhões de euros foram aplicados pela área governamental da Cultura, utilizando verbas da indemnização pelo roubo de seis joias da Coroa Portuguesa, em 2002, numa exposição em Haia, na Holanda.
Tags: património
Áreas:
Cultura