Saltar para conteúdo
Histórico XXIII Governo - República Portuguesa Voltar para Governo em funções

Notícias

2023-03-07 às 19h59

Governo promove combate e prevenção dos incêndios rurais com iniciativa «Preparar o Verão no Inverno»

Ministro da Administração Interna, José Luís Carneiro, e a Secretária de Estado da Proteção Civil, Patrícia Gaspar, reunidos com os Bombeiros Voluntários da Grande Lisboa, Lisboa, 7 março 2023
O Ministro da Administração Interna, José Luís Carneiro, e a Secretária de Estado da Proteção Civil, Patrícia Gaspar, reuniram-se com as Associações Humanitárias dos Bombeiros Voluntários da Grande Lisboa.
 
Esta foi a sessão final de um ciclo de 24 reuniões com os representantes das associações humanitárias e comandantes de corpos de bombeiros de todo o País, agrupados pelas respetivas comunidades intermunicipais.
 
O ciclo de reuniões realizou-se sob o lema «Preparar o Verão no Inverno», proporcionando o diálogo com os corpos de bombeiros sobre o combate e prevenção dos incêndios rurais.
 
Entre os pontos abordados nas reuniões estiveram a questão da demografia e da necessidade de atrair efetivos para os corpos de bombeiros; as fontes de financiamento dos corpos de bombeiros; a aposta na profissionalização e a definição de carreiras; e o investimento em equipamentos de proteção individual, infraestruturas e veículos.
 
Recorde-se que ao nível do Plano de Recuperação e Resiliência há cerca de 20 milhões de euros para a área da Proteção Civil, dos quais 12,6 milhões de euros para a aquisição de veículos florestais, 6 milhões de euros para a compra de Equipamentos de Proteção individual destinados ao reforço da segurança pessoal dos bombeiros e 1 milhão de euros para a formação de 3300 agentes de proteção civil (na sua maioria bombeiros).
 
Através dos fundos comunitários estarão disponíveis adicionalmente 122 milhões de euros para investimento em equipamentos, infraestruturas e reforço da resiliência no domínio da Proteção Civil. 

Estas prioridades deverão estar integradas nos planos de ação desenvolvidos pelas comunidades intermunicipais e integradas nos planos de ação regionais.