Saltar para conteúdo
Histórico XXIII Governo - República Portuguesa Voltar para Governo em funções

Notícias

2023-05-03 às 18h25

Governo promove acompanhamento direto das atividades de I&D pelas comunidades académica e científica de Braga

Ministra da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Elvira Fortunato, visita Laboratório Done Lab, na Escola de Engenharia da Universidade do Minho, Guimarães, 3 maio 2023
Ministra da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Elvira Fortunato, visita Laboratório Done Lab, na Escola de Engenharia da Universidade do Minho, Guimarães, 3 maio 2023
Numa visita ao Centro Ciência Viva de Braga (CCVB), incluída na iniciativa «Governo Mais Próximo» no distrito de Braga, a Ministra da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Elvira Fortunato, e o Secretário de Estado do Ensino Superior, Pedro Nuno Teixeira, assistiram a algumas atividades com alunos do 1.º ciclo, integradas na parte letiva das escolas da região e participaram ainda numa ação de observação no Planetário.
 
A Ministra enalteceu «o dinamismo» do CCVB e manifestou a vontade de que o Centro trabalhe mais em conjunto com o Laboratório Ibérico Internacional de Nanotecnologia (INL)», resultado de uma parceria entre Portugal e Espanha. 

Recorde-se que o CCVB pertence à Rede de Centros da Agência Nacional Ciência Viva. 

A Escola Ciência Viva, o novo projeto do Centro Ciência Viva de Braga, denominado Planetário – Casa da Ciência de Braga tem como objetivo a introdução dos alunos do 1º ciclo do Ensino Básico às ciências e às diversas vertentes do método científico. Este projeto foi aprovado no âmbito do Programa Impulso Jovem STEAM, inserido no Plano de Recuperação e Resiliência (PRR).
 
Universidade do Minho

Já na Universidade do Minho, Elvira Fortunato e Pedro Nuno Teixeira reuniram com a equipa reitoral, com a qual puderam discutir os principais desafios e projetos institucionais em áreas tão diversas como o ensino e aprendizagem, a investigação e inovação, a estratégia de internacionalização e as políticas de bem-estar na universidade.
 
Laboratórios Colaborativos 

A encerrar o primeiro dia da iniciativa, para além deste encontro de trabalho, Elvira Fortunato e Pedro Nuno Teixeira visitaram ainda os espaços laboratoriais de dois Laboratórios Colaborativos (CoLAB), o DTx CoLAB, e o ProChild, assim como um laboratório da Bosch o Done Lab, uma oportunidade para conhecer o impacto que os CoLAB têm nas empresas e na sociedade, através dos seus projetos de inovação que levam a cabo na área da transformação digital e em estreita colaboração com a academia e as empresas associadas.

Futuras instalações do Supercomputador Deucalion 
 
O primeiro dia do «Governo Mais Próximo» terminou com uma visita às futuras instalações do Supercomputador Deucalion, no  Centro de Computação Avançada no Minho (MACC), o qual se encontra em fase adiantada de instalação, traduzindo-se num investimento de 20 milhões de euros. 

A operação do supercomputador permitirá disponibilizar recursos às comunidades de Investigação & Inovação. 

Portugal integra a rede europeia de supercomputação através do Deucalion. A iniciativa está alinhada com o Eixo 5 – Investigação do INCoDe.2030 e com a Estratégia Nacional para a Computação Avançada (Advanced Computing Portugal 2030).