Saltar para conteúdo

Notícias

2023-05-26 às 0h01

Combate ao abandono no ensino superior reforçado com 4 M€

Ensino Superior
O Programa de Promoção de Sucesso e Redução de Abandono no Ensino Superior vai ser reforçado com mais 4 milhões de euros. Uma verba que se destina a apoiar iniciativas desenvolvidas por instituições de ensino superior das denominadas regiões de não convergência: Área Metropolitana de Lisboa, Algarve, Região Autónoma dos Açores e Região Autónoma da Madeira.
 
Esta é já a segunda fase de financiamento garantida a este programa pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior. No início do ano, tinham já sido concluída uma primeira fase, através da qual foi possível financiar 24 instituições públicas e privadas, com 6.6 milhões de euros provenientes do Fundo Social Europeu, através do Programa Operacional Capital Humano.
 
Nesta segunda fase, o Governo pretende continuar a estimular o desenvolvimento de mecanismos de apoio à integração académica dos novos estudantes e à promoção do seu sucesso, através da adoção de práticas inovadoras de ensino, aprendizagem e avaliação e pelo fortalecimento das práticas de autoaprendizagem e de trabalho em equipa.
 
Com um total de aproximadamente 11 milhões de euros, este programa constitui uma iniciativa sem precedentes na promoção do sucesso académico e no combate ao abandono no ensino superior, com particular atenção aos estudantes inscritos pela primeira vez no primeiro ano, pela importância decisiva que tem essa fase de integração académica para o sucesso do percurso formativo dos estudantes no ensino superior.
 
Este novo financiamento reforça o compromisso do Ministério da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior para com o combate ao abandono e ao insucesso no ensino superior, um dos desígnios inscritos no Programa do Governo. Apesar de Portugal ter taxas de abandono e de insucesso abaixo da média da OCDE, o Governo considera prioritário estimular a qualidade e a relevância das aprendizagens no ensino superior. 
 
A apresentação do lançamento do aviso de financiamento da 2.ª fase do Programa de Promoção de Sucesso e Redução de Abandono no Ensino Superior acontece no dia 26 de maio, durante o II Seminário «Sucesso académico e prevenção do abandono no ensino superior», às 14h00, no Anfiteatro de Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Setúbal, que conta com a intervenção da Ministra da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Elvira Fortunato, na sessão de encerramento, pelas 17h45, e do Secretário de Estado do Ensino Superior, Pedro Nuno Teixeira, na sessão de abertura pelas 14h00.

A sessão terá transmissão em direto.