Saltar para conteúdo
Histórico XXIII Governo - República Portuguesa Voltar para Governo em funções

Notícias

2022-10-12 às 11h57

Governo faz «maior intervenção de sempre no mercado energético em Portugal»

Apresentação das novas medidas para mitigar o aumento dos custos da energia
Ministro do Ambiente e da Ação Climática, Duarte Cordeiro, Apresentação das novas medidas para mitigar o aumento dos custos da energia, Lisboa, 12 outubro 2022 (Foto: João Bica)
O Ministro do Ambiente e da Ação Climática, Duarte Cordeiro, apresentou um pacote de três mil milhões de euros de apoio à fatura energética das empresas. «É o maior desconto de sempre aos custos energéticos em Portugal», disse e que se traduzirá numa redução de 78% no gás natural e de 60% na eletricidade, face aos preços atuais.
 
O Ministro referiu como «razão evidente» para este pacote de apoio a necessidade de conter as consequências da fatura energética sobre o preço de bens e serviços e no consequente aumento da inflação. Um aumento sentido pelas empresas, mas que se repercute inevitavelmente em toda a sociedade, explicou.
 
O pacote de apoio à fatura energética das empresas permite que, mesmo que se concretizem cenários de aumentos acentuados de preços na energia (em torno de 90%), as empresas tenham em 2023 uma redução muito significativa no mercado de eletricidade, de 30 a 31%, e igualmente no mercado do gás, de 42%.