Saltar para conteúdo
Histórico XXIII Governo - República Portuguesa Voltar para Governo em funções

Notícias

2022-09-14 às 11h20

Governo e Representação da Comissão Europeia assistem ao discurso do Estado da União

Secretário de Estado dos Assuntos Europeus e Chefe da Representação da Comissão Europeia em Portugal no debate após discurso do Estado da União, proferido pela Presidente da Comissão Europeia Ursula Von der Leyen, Lisboa, 14 setembro 2022
O Secretário de Estado dos Assuntos Europeus, Tiago Antunes, e a Chefe da Representação da Comissão Europeia em Portugal, Sofia Moreira de Sousa, assistiram, nesta manhã, ao discurso do Estado da União, proferido pela Presidente da Comissão Europeia Ursula Von der Leyen.

A acompanhar este momento, estiveram também Embaixadores e membros do Corpo Diplomático acreditado em Lisboa, assim como um grupo de estudantes e jovens profissionais.

O discurso do Estado da União é um discurso anual feito pela Presidente da Comissão Europeia, proferido a partir do Parlamento Europeu, em Estrasburgo, e onde são elencados os principais feitos da União Europeia no último ano. Na intervenção deste ano, a Presidente Ursula von der Leyen salientou os esforços empenhados no apoio à Ucrânia no contexto da invasão russa, as iniciativas levadas a cabo no plano da energia, assim como todo o plano de combate à pandemia Covid-19. Ao mesmo tempo, apresentou algumas das prioridades da Comissão Europeia para 2023, por exemplo, a Revisão da regulação do Mercado Interno de eletricidade da UE, a proposta de criação de um Banco de Hidrogénio, um Ato legislativo europeu sobre as matérias primas essenciais e um pacote de medidas de apoio às PME.

O discurso do Estado da União pode ser encontrado, na íntegra, nesta ligação.