Saltar para conteúdo
Histórico XXIII Governo - República Portuguesa Voltar para Governo em funções

Notícias

2023-05-10 às 14h30

Governo considera «estrada verde» determinante para revitalizar Parque Natural da Serra da Estrela

Ministra da Coesão Territorial, Ana Abrunhosa, presidiu à celebração de um contrato intermunicipal entre as autarquias de Gouveia, Guarda e Celorico da Beira, para a elaboração do projeto «estrada verde» na Serra da Estrela, Guarda, 10 maio 2023
A Ministra da Coesão Territorial, Ana Abrunhosa, disse que a elaboração do projeto de uma «estrada verde» de ligação de três municípios do Parque Natural da Serra da Estrela é «determinante para revitalizar o território».

«Estamos a começar o projeto pelas fundações, porque o projeto tem de dar a prova de que é exequível no tempo. E este é o tempo. Também estou de acordo com os nossos autarcas. Se não fizermos agora este projeto, não teremos mais condições para o fazer, até porque não podemos ignorar que este projeto surge no âmbito de outro trabalho que também estamos a fazer, que é o Plano de Revitalização do Parque Natural da Serra da Estrela (PNSE)», afirmou.

Ana Abrunhosa presidiu, em Gouveia, no distrito da Guarda, à celebração de um contrato intermunicipal entre as autarquias de Gouveia, Guarda e Celorico da Beira, para a elaboração do projeto de uma «estrada verde» de ligação dos territórios ao maciço central da Serra da Estrela.

No âmbito do acordo, os três municípios estabeleceram o contrato que vai permitir a requalificação e pavimentação de um caminho florestal que existe entre Videmonte (Guarda) e que faz ligação com Linhares da Beira (Celorico da Beira) e Alto da Portela, Calçada dos Galhardos, Senhora da Assedasse (Folgosinho, Gouveia) até à entrada no concelho de Manteigas.

«Este projeto é absolutamente determinante para revitalizar, também, o PNSE, e para ter vida na Serra da Estrela», salientou.

Segundo a Ministra, as calamidades, como é o caso dos incêndios, são originadas «pelo abandono» dos territórios.

«E, nós, mesmo tendo valores naturais e ambientais a preservar, sabemos que esses valores devem e podem conviver com o ser humano. Temos de humanizar estes territórios, estes patrimónios naturais, porque, sem o homem, eles ficam abandonados», afirmou, acrescentando ainda que «independentemente das ajudas do Governo, as iniciativas dos autarcas são importantes para dinamizar a economia».

Ana Abrunhosa sublinhou também que «promover o desenvolvimento sustentável da região e do ecossistema da Serra da Estrela é uma responsabilidade de todos», mas será «mais fácil se o território estiver habitado, vivido e valorizado».

«Sabemos que pensar, planear e gerir a serra da Estrela não é, nem pode ser, um ato isolado. É um exercício participado, é um compromisso de todos. E é por isso que estamos aqui hoje», disse.

«Contem com o nosso compromisso. (…) Faremos o ‘caminho verde’ em conjunto», disse, dirigindo-se aos autarcas.

Por sua vez, a Secretária de Estado do Desenvolvimento Regional, Isabel Ferreira, valorizou o projeto da «estrada verde» porque a aposta na mobilidade «é essencial para evitar o isolamento das populações» e para criar condições que fixem e atraiam cada vez mais pessoas.

«Este não é um caminho qualquer. É um caminho que passa e que potencia um dos territórios mais emblemáticos que temos com maior potencialidade e que mais significa para Portugal, que é a serra da Estrela. E, portanto, também permitirá tirar partido de toda a riqueza paisagística e de todo o património vastíssimo», disse.