Saltar para conteúdo
Histórico XXIII Governo - República Portuguesa Voltar para Governo em funções

Notícias

2023-01-05 às 12h58

Governo concretiza medidas de apoio ao turismo e ao comércio

O Secretário de Estado do Turismo, Comércio e Serviços, Nuno Fazenda, deu a conhecer duas medidas de apoio destinadas aos setores do turismo e do comércio.

«A medida Consolidar +Turismo, reivindicada pelo setor e agora materializada, é uma ferramenta para auxiliar a gestão saudável da dívida das empresas do setor do turismo, após um período pandémico muito difícil. Num ano de 2023, onde a tónica é a recuperação do setor, as empresas ganham uma possibilidade alargada para gerir a dívida que vencia neste ano, conferindo-lhes mais fôlego e energia », disse.

Nuno Fazenda falava na Covilhã, na cerimónia de apresentação da linha Consolidar + Turismo, dirigida às micro e pequenas empresas do setor do turismo para ajudar na gestão saudável da dívida contraída durante o período pandémico e da linha Transformar Comércio, destinada ao comércio dos concelhos afetados pelos incêndios no Parque Natural da Serra da Estrela.

A linha Consolidar +Turismo destina-se às empresas que registaram um crescimento da rubrica de financiamentos obtidos, entre 31 de dezembro de 2019 e 31 de dezembro de 2022, superior a 15% e que, à data de 31 de dezembro de 2022, registem um EBITDA (lucro antes de juros, impostos depreciação e amortização) e uma situação líquida positiva.
 
O Turismo de Portugal financiará até 75% do serviço de dívida de 2023, no valor máximo de 40 mil euros por empresa, numa dotação total de 30 milhões de euros.
 
Já o programa Transformar Comércio, publicado em Diário da República, destina-se a apoiar a fundo perdido as micro e pequenas empresas do comércio a retalho, localizadas nos concelhos do Parque Natural da Serra da Estrela mais atingidos pelos incêndios. A medida conta com uma dotação total de 2 milhões de euros e uma taxa de financiamento de 80%, no valor máximo de 7500 euros por empresa.