Saltar para conteúdo
Histórico XXIII Governo - República Portuguesa Voltar para Governo em funções

Notícias

2023-07-17 às 12h00

Governo alarga rede de Unidades de Apoio ao Alto Rendimento com inclusão de Seixal e Faro

O Governo vai alargar a rede de Unidades de Apoio ao Alto Rendimento na Escola (UAARE) para o ano-letivo de 2023-2024 com a inclusão de duas novas escolas, no Seixal e em Faro. No próximo ano letivo, a Rede UAARE passará assim das atuais 23 unidades para 25 nos respetivos agrupamentos escolares do sistema de ensino secundário.

O alargamento desta rede surge em resposta à crescente importância que as UAARE têm tido no crescimento desportivo nacional, com estas Unidades a serem cada vez mais nucleares para os históricos resultados internacionais conseguidos por jovens atletas de Portugal em diversas modalidades.

A rede das UAARE conta atualmente com 1115 alunos-atletas, jovens talentos, atletas das seleções nacionais e de alto rendimento, oriundos de 55 modalidades, que frequentam entre o 5º e o 12º ano. Ao todo, contam-se hoje 281 clubes de todo o País com atletas nestas unidades, atletas que proporcionaram a Portugal, no ano-letivo 2022/2023, um total de 1598 participações internacionais e 1321 chamadas às Seleções Nacionais. Nestas participações, Portugal conquistou 132 pódios europeus e 90 pódios mundiais.

A rede de Unidades de Apoio ao Alto Rendimento na Escola é um programa que significa a articulação efetiva entre escolas, atletas, famílias, clubes e federações desportivas em prol do sucesso académico e desportivo dos atletas. 

Conta com 30 professores acompanhantes que fazem um trabalho aturado de antecipação de agendas desportivas e académicas, em estreita articulação com 281 interlocutores desportivos sinalizados pelas 50 federações envolvidas neste programa. 

Para que a articulação entre as competições desportivas e o calendário escolar seja possível, foram necessários, em 2022/2023, um total de 10 671 apoios pedagógicos e 7 426 apoios psicopedagógicos, para compensar as 75 618 ausências à escola a que estes alunos estão sujeitos para fazer face à exigência dos calendários desportivos internacionais – incluindo estágios e competição. 

O apoio estrutural que é prestado a estes atletas resulta que a média das notas destes alunos é superior à média nacional do respetivo ano de escolaridade e que 80,53% destes alunos-atletas não registam qualquer nota negativa, salvaguardando-se sempre o devido apoio psicológico e de salvaguarda da saúde mental destes alunos. 

A Rede UAARE assume hoje uma importância muito relevante no sistema desportivo em Portugal, pois significa a tranquilidade dos pais num processo altamente exigente que é a obtenção de sucesso desportivo em termos internacionais, sem prejudicar o percurso académico destes jovens alunos-atletas.