Saltar para conteúdo
Histórico XXIII Governo - República Portuguesa Voltar para Governo em funções

Notícias

2023-06-15 às 18h47

GNR e PSP assinam protocolo de cooperação inédito

Ministro da Administração Interna, José Luís Carneiro, na apresentação do programa Verão Seguro, Faro, 15 junho 2023
A PSP e a GNR assinaram um protocolo que prevê que efetivos de uma das forças de segurança possam atuar na área de competência da outra, devido ao número de turistas esperados no verão, especialmente para a Jornada Mundial da Juventude organizada pela Igreja Católica.

O Ministro da Administração Interna, José Luís Carneiro, saudou, agradeceu e elogiou «atitude de elevado sentido do serviço público e de sentido de Estado, quer do comandante-geral da GNR, senhor general Santos Correia, quer do diretor nacional da PSP, senhor superintendente-chefe Magina da Silva», numa declaração após a apresentação do programa «Verão Seguro», em Faro.

A ambos é devida «uma palavra de gratidão por colocarem o sentido de Estado ao serviço do bem-estar e de um país pacífico», criando uma cooperação «que permite que o País continue a estar entre mais pacíficos do mundo».

«O protocolo inédito de cooperação operacional» foi assinado na semana passada, e prolonga-se até 15 de setembro, no âmbito da operação «Verão Seguro», a qual prevê policiamento de proximidade e visibilidade da GNR e da PSP, nomeadamente no âmbito do patrulhamento a cavalo e do patrulhamento por bicicleta.

Segundo o protocolo, os meios humanos e materiais da polícia que reforça o dispositivo de segurança em cada local ficam sob a direção operacional da força territorialmente competente.

O Ministro destacou que o protocolo permitirá «reforçar o patrulhamento de proximidade e o patrulhamento de visibilidade», «para continuarmos a ser um país pacífico e para continuarmos também a garantir nas perceções dos cidadãos que somos um país pacífico».

Este protocolo que «está pensado para o período de verão», para responder aos afluxos de turistas e emigrantes, devendo repetir-se nos próximos anos, mas podendo ser ativado «sempre que se justifique», em «momentos específicos» e em função «das necessidades do País», disse.

Verão seguro

O programa «Verão Seguro», que anualmente se realiza no Algarve, vai ser este ano alargado a Lisboa, ao Porto e às praias com maior pressão turística devido ao aumento do número de turistas e à Jornada Mundial da Juventude, que se realiza na capital na primeira semana de agosto.

Na região algarvia, a PSP terá destacadas duas equipas do Corpo de Intervenção, nos concelhos de Portimão e Lagos, prevendo-se ainda um reforço casuístico face a eventos de massas e consoante o nível de risco.

Por seu lado, a GNR vai ter no Algarve, nos meses de verão, dois pelotões de ordem pública posicionados em Vilamoura (Loulé) e Albufeira, mas disponíveis para intervir em toda a região, quatro equipas com cavalos e quatro equipas com cães.