Saltar para conteúdo
Histórico XXIII Governo - República Portuguesa Voltar para Governo em funções

Notícias

2023-10-25 às 12h18

Forças de segurança em ações de cooperação em quatro países africanos

Forças de segurança em ações de cooperação em África

Ações decorreram em São Tomé e Príncipe, Angola, Guiné-Bissau e Cabo Verde


Cerca de cem agentes das forças de segurança de quatro Países Africanos de Língua Oficial Portuguesa (PALOP) participaram, nos últimos dois meses, em programas de cooperação técnico-profissional e proteção civil desenvolvidos pelo Governo português.

A cooperação com os PALOP em matérias de segurança, migrações e fronteiras é um dos eixos da Estratégia da Cooperação Portuguesa 2030, que contribui para o cumprimento dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável das Nações Unidas, com os quais Portugal se comprometeu.

São as seguintes as ações já desenvolvidas, no âmbito do Programa de Cooperação Técnico-Policial e Proteção Civil de 2023, coordenado pela Secretaria-Geral do Ministério da Administração Interna e cofinanciado pelo Camões, IP:

 

São Tomé e Príncipe: Entre 18 de setembro e 13 de outubro, 27 elementos de Forças e Serviços de Segurança de São Tomé e Príncipe fizeram o Curso de Formação de Oficiais Superiores, ministrado pela Polícia de Segurança Pública.

- Aquisição de competências técnicas e de boas práticas para o desempenho das funções inerentes à categoria superior, habilitando-os nas áreas do planeamento, comando, controlo e avaliação de operações policiais e da gestão de recursos das unidades de escalão superior.

 

Angola: Entre 28 de setembro e 13 de outubro, 30 elementos da Polícia Nacional de Angola fizeram uma ação de formação internacional em Policiamento e Ordem Pública, ministrada pela Guarda Nacional Republicana.

  - Conhecimento de comportamentos específicos, técnicas, táticas e procedimentos adequados à intervenção no âmbito das missões de policiamento e ordem pública, sensibilizando para as áreas do Uso da Força em Serviço Policial, Manutenção e Restabelecimento da Ordem Pública, Armas Intermédias, Defesa Pessoal Policial e Patrulhamento em zonas Problemáticas.

  

Guiné-Bissau: Entre 25 de setembro e 6 de outubro, 10 oficiais da Polícia de Ordem Pública e 10 oficiais da Guarda Nacional da Guiné-Bissau fizeram o Curso de Planeamento Operacional e Gestão de Eventos, ministrado pela Guarda Nacional Republicana.

  - Aquisição de competências para identificação das etapas do processo de decisão, a transmissão da informação, a preparação de reuniões de briefings e de debriefings, assim como a importância da definição da cadeia de comando, da monitorização e controlo dos efetivos das operações. 

 

Cabo Verde: Entre 11 de outubro e 1 de dezembro, decorre a Ação nº 1 - Curso de Segurança Pessoal, ministrada pela Polícia de Segurança Pública a 30 formandos da Polícia Nacional de Cabo Verde.

- Conhecimento e treino na área da segurança pessoal, visando reforçar a capacitação do efetivo do Comando das Unidades Especiais da PN, em técnicas de proteção a Altas Entidades de forma a melhorar o cumprimento da sua missão.