Saltar para conteúdo
Histórico XXIII Governo - República Portuguesa Voltar para Governo em funções

Notícias

2022-07-12 às 15h04

Ministro das Finanças frisa resiliência da economia portuguesa e controlo do défice e da dívida

Reunião do Ecofin, Bruxelas, 12 julho 2022
A economia portuguesa «tem mostrado sinais evidentes e significativos de resiliência» e os objetivos relativamente ao défice e à dívida estão «sob controlo», disse o Ministro das Finanças, Fernando Medina.
 
O Ministro participou nas reuniões dos Ministros das Finanças da zona euro (Eurogrupo) e da União Europeia (Ecofin), em Bruxelas, onde foram debatidos, entre outros temas, a conjuntura económica, o apoio à Ucrânia, o alargamento da zona euro à Croácia e a governação económica europeia.
 
Teve lugar «uma discussão bastante prolongada e profunda» relacionada com «avaliação da situação económica em cada um dos Estados-membros e na UE», assinalou o Ministro.

 «Tive oportunidade de transmitir que a economia portuguesa tem mostrado sinais evidentes e significativos de resiliência, que se medem nas taxas de crescimento do produto, no elevado nível de emprego e no dinamismo que estamos a sentir e a verificar em vários setores de atividade», adiantou Fernando Medina.
 
Este dinamismo refere-se tanto a «setores como o turismo como a outros na base industrial portuguesa, que estão a beneficiar de uma relocalização das cadeias de produção» para Portugal, «encurtando aquilo que eram cadeias muito longas e que se viram afetadas, perturbadas ou até eliminadas com a situação dupla quer da pandemia, quer da guerra», sublinhou o Ministro.
 
«Informei também que os objetivos de natureza financeira relativamente ao défice e à divida se encontram sob controlo e que temos acompanhado a par e passo todos os desenvolvimentos, toda a evolução, de forma a proteger melhor o nosso país e aproveitar as oportunidades de desenvolvimento», completou. 
 
À saída do Eurogrupo, Fernando Medina já tinha assinalado que «os mercados já interiorizaram, de forma bastante clara, a mensagem do Banco Central Europeu relativamente à subida das taxas de juro», uma circunstância que o Ministério das Finanças tem vindo a acautelar.