Saltar para conteúdo
Histórico XXIII Governo - República Portuguesa Voltar para Governo em funções

Notícias

2023-03-16 às 9h24

Estudantes de Portugal e Espanha com mais oportunidades de mobilidade

Assinaturas de dois Memorandos de Entendimento para reforçar a mobilidade dos estudantes portugueses e espanhóis, Lanzarote, Canárias, 15 março 2023
A cooperação entre Portugal e Espanha na área da ciência e do ensino superior saiu reforçada da 34ª Cimeira Luso-Espanhola, que contou com a participação da Ministra da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Elvira Fortunato. 

A Ministra assinou dois Memorandos de Entendimento (MoU, sigla em inglês) com o Ministro das Universidades, Joan Subirats, e com a Vice-Presidente de Espanha e Ministra para a Transição Ecológica e o Desafio Demográfico, Teresa Ribera.

Ambos os protocolos têm por objetivo reforçar a colaboração entre os dois países no que diz respeito à mobilidade dos estudantes portugueses e espanhóis.
 
O MoU referente à cooperação no âmbito do Ensino Superior prevê o aprofundamento do reconhecimento dos períodos de estudos, graus académicos e diplomas de ensino superior conferidos pelas instituições dos dois países, e, ainda, o desenvolvimento de iniciativas, como reuniões, visitas, conferências, fóruns, seminários e intercâmbios, visando desenvolver uma estratégia de impulso à mobilidade de estudantes entre Portugal e Espanha. 

Trata-se de um protocolo que reitera o compromisso de ambos os países para com o Espaço Europeu de Ensino Superior, estabelecido pelo Processo de Bolonha, e que promove a mobilidade dos estudantes e um sistema de ensino superior mais inclusivo e acessível. 

Foi ainda assinado um protocolo referente ao Campus Rural Transfronteiriço (assinado igualmente pelo Ministério da Coesão Territorial português), estabelece as bases de colaboração para a promoção de estágios de estudantes do Ensino Superior, curriculares ou extracurriculares, em entidades públicas e privadas, no meio rural em ambos os lados da fronteira, formalizando a vontade de promover a mobilidade dos estudantes.

Trata-se de um documento fundamental para a promoção da coesão territorial permitindo aos estudantes conhecerem o território e o potencial educativo, social e económico de concelhos ou freguesias com baixa densidade demográfica.

Elvira Fortunato participou ainda em uma reunião com o Ministro das Universidades, Joan Subirats, durante a qual foi discutida a estratégia de ambos os países em formar mais alunos de doutoramento em ambiente não académico assim como a implementação de microcredenciais conjuntas entre Portugal e Espanha.