Saltar para conteúdo
Histórico XXIII Governo - República Portuguesa Voltar para Governo em funções

Notícias

2023-05-26 às 17h13

«Este é um dia em que estamos a cumprir a Constituição»

Ministro da Educação, João Costa, no Conservatório Regional de Música de Vila Real, 26 maio 2023
O Ministro da Educação, João Costa, confirmou a expensão da rede pública de escolas artísticas, ao assinar o protocolo que vai tornar o Conservatório Regional de Música de Vila Real numa escola pública, possibilitando desta forma o ensino gratuito e também a sustentabilidade da instituição.
 
«Este é um dia em que estamos a cumprir a Constituição. Construir uma rede pública de ensino pública é cumprir o acesso de todos de forma gratuita e é também cumprir a Lei de Bases do Sistema Educativo, através da rede pública que forma cidadãos de uma forma integral. E é também cumprir o Perfil dos Alunos, desenvolvendo a sua capacidade e sensibilidade estética e artística», afirmou o Ministro em Vila Real.

João Costa estava acompanhado, neste momento simbólico, pelo Secretário de Estado da Educação, António Leite, e pelo Diretor-Geral dos Estabelecimentos Escolares, João Goncalves, bem como pelos professores da instituição e diretor Joaquim Escola, pela direção da Associação Cultural Comendador Manuel Correia Botelho e pelos Diretores das Escolas Secundária Camilo Castelo Branco, Secundária de São Pedro e do Agrupamento de Escolas Diogo Cão.

«Quando pensamos numa rede pública de educação pensamos em todas as suas dimensões. Acreditamos que sem educação não há uma humanidade», disse, acrescentando que «estamos a apostar fortemente na educação artística, reconhecendo que é uma dimensão essencial da nossa formação como seres humanos».

O Ministro referiu que este protocolo permite «garantir que é plenamente e integralmente cumprida a função da educação, que é educar para toda as áreas. Estamos, aliás, também já a fazer os estudos de expansão das escolas artísticas de artes visuais. Só temos atualmente a António Arroio, em Lisboa, e a Soares dos Reis, no Porto, e o que queremos é ter mais oferta pública nas várias áreas artísticas».

O Conservatório Regional de Música de Vila Real é uma instituição privada fundada em 2004 e que é gerida pela Associação Cultural Comendador Manuel Correia Botelho. Atualmente conta com certa de 300 alunos, 38 professores e cinco assistentes operacionais.
 
Ampliação de escola em Vinhais
 
Depois da assinatura do protocolo, o Ministro da Educação visitou Vinhais, onde inaugurou a modernização e ampliação da EBS D. Afonso III, que integra agora 500 alunos - dos 1°, 2°, 3° ciclos e também do secundário - no mesmo espaço. 

«Esta obra permite a adequação do parque escolar às necessidades atuais de ensino e aprendizagem, contribuindo para a melhoria da qualidade do sistema educativo».

João Costa afirmou estar «muito feliz por voltar a Vinhais, porque é no terreno que conhecemos o território», lembrando que esteve «no lançamento da primeira pedra e agora na sua inauguração. É preciso ter memória do caminho percorrido. Este é um bom exemplo disso».

Tags: educação, arte
Áreas:
Educação