Saltar para conteúdo
Histórico XXIII Governo - República Portuguesa Voltar para Governo em funções

Notícias

2023-11-16 às 15h37

Estão escolhidas as startups vencedoras do Road 2 Web Summit 2023

Na edição deste ano, participaram no Road 2 Web Summit 115 startups, diversificadas e do país inteiro, "de Bragança às ilhas"
A iniciativa promovida pela Startup Portugal distinguiu três de 115 empresas nacionais presentes na cimeira tecnológica

Ethiack, Jupiter App e Actif: estas são as três startups premiadas pelo Road 2 Web Summit, uma iniciativa da Startup Portugal que conta com o apoio da Galp e da WebSummit. Ganharam, respetivamente, os prémios de startup mais promissora, melhor desempenho no bootcamp e na conferência da WebSummit, e startup com o maior impacto social.

Na edição deste ano, participaram no Road 2 Web Summit 115 startups, diversificadas e do país inteiro, "de Bragança às ilhas", como notou António Dias Martins, CEO da Startup Portugal. Na conferência de imprensa em que foram apresentadas as startups premiadas, António Dias Martins afirmou que estas representam o futuro da economia portuguesa. "O ritmo de crescimento que apresentam é enorme e se a economia portuguesa quer crescer a um ritmo maior tem de apostar neste tipo de empresas". 

As startups vencedoras
A Ethiack, que conseguiu a distinção de startup mais promissora, nasce em 2022 da vontade de André Baptista e Jorge Monteiro de "proteger toda a internet". "Hoje em dia as empresas têm cada vez mais tecnologia e mais ativos digitais expostos na internet. No entanto, esses ativos digitais são como edifícios e vão tendo janelas abertas, que são a raiz do cibercrime. A Ethiack tem um produto inovador que, munido por inteligência artificial, visa detetar essas vulnerabilidades", explica o CEO e co-fundador, André Baptista. Esta distinção vai valer à Ethiack um prémio de 15 mil euros.

O prémio de melhor desempenho no Road 2 Web Summit foi para a Jupiter App, uma plataforma que quer automatizar o processo fiscal para trabalhadores independentes. Vânia Fortes, a CEO da empresa, é contabilista certificada. Durante muito tempo deu consultoria fiscal a freelancers, que partilhavam quase sempre os mesmos problemas. Com esta app, conseguirá chegar a mais pessoas de forma mais eficiente, rápida e barata. A Jupiter App recebe, pela distinção, cinco mil euros.

A Actif, vencedora da distinção de startup com maior impacto social, "preocupa-se muito com o sedentarismo das pessoas mais velhas", explica Sara Gonçalves, CEO. Por isso, desenvolveu uma plataforma com exercícios físicos e cognitivos adaptados para um público mais idoso, com atividades como ioga na cadeira, dança, treinos de memória ou treinos de linguagem. A ideia é conseguir ajudar tanto pessoas singulares como instituições sociais, para que consigamos evitar o impacto "brutal" que o sedentarismo tem, "na saúde das pessoas, na sociedade, mas também na nossa economia, no nosso Serviço Nacional de Saúde", muitas vezes sobrecarregado com questões que poderiam ser evitadas "se todos nós fôssemos mais ativos". 

Road 2 Web Summit com cada vez mais visibilidade
Na edição deste ano, pela primeira vez em todas as edições do Road 2 Web Summit, a Startup Portugal promoveu um encontro em que apresentou as 115 empresas às delegações de startups internacionais de mais de 10 países presentes na WebSummit. "No fundo promovemos aquilo que é a essência desta iniciativa e da WebSummit: de uma forma muito direta e rápida, pôr entidades, fundadores, investidores, incubadoras e empresas de tecnologia em contacto uns com os outros", explicou António Dias Martins, realçando depois a crescente visibilidade que esta edição tem tido. 

"Estas empresas precisam de palco, precisam de aparecer", explicou, relembrando o caso de sucesso do vencedor da edição de 2022, a Musiversal, que desde então "teve um caminho de sucesso extraordinário" em termos de crescimento e presença internacionais. 

"O que queremos é contribuir para que estas empresas de origem nacional apareçam, levem o nome de Portugal além fronteiras pelas melhores razões e permitam que o país cresça com suporte e baseado neste tipo de empresas inovadoras e tecnológicas que representam, de facto, o futuro".