Saltar para conteúdo
Histórico XXIII Governo - República Portuguesa Voltar para Governo em funções

Notícias

2023-10-16 às 12h40

Estão abertas 1000 novas vagas para bolsa de recrutamento na Administração Pública

Candidatura à bolsa de recrutamento na Administração Pública será exclusivamente online

Vagas destinam-se a licenciados à procura do primeiro emprego ou de uma nova experiência profissional 



Já está aberto o recrutamento para 1000 novas vagas na carreira geral de Técnico Superior na Administração Pública. 


Toda a informação está disponível no site da DGAEP (https://www.empregopublico.gov.pt/), o mesmo onde é feita a candidatura.  O processo que abriu esta sexta-feira (20 de outubro) decorrerá exclusivamente online,  permitindo aos interessados concorrer a vários postos de trabalho em diferentes órgãos e serviços através de uma única candidatura. 


O recrutamento destina-se a licenciados à procura do primeiro emprego ou de uma nova experiência profissional na sua área de formação e tem por objetivo constituir reservas para determinados perfis profissionais. Este processo em particular procura candidatos nas áreas jurídica, económica, financeira, de gestão patrimonial e de planeamento, controlo e avaliação de políticas públicas. 


Rejuvenescer e qualificar a Administração Pública

O concurso de recrutamento passará a realizar-se todos os anos, no mês de outubro - após a conclusão de todas as fases do ano letivo anterior, indo assim ao encontro do objetivo traçado pelo Governo de rejuvenescer a Administração Pública através da contratação de recém-licenciados.

Através deste processo, a Administração Pública pretende recrutar recursos humanos qualificados, promover o rejuvenescimento  de organismos e serviços e capacitar o conhecimento e eficiência do serviço público. Por outro lado, a bolsa de recrutamento permite também mais rapidez e eficácia, dado que os empregadores públicos apenas têm de organizar o procedimento de oferta de colocação, poupando recursos e tempo.

A bolsa de emprego que será constituída com estas candidaturas pode ser utilizada para a contratação de trabalhadores por tempo indeterminado ou a termo resolutivo, desde que verificadas as condições para a contratação.