Saltar para conteúdo
Histórico XXIII Governo - República Portuguesa Voltar para Governo em funções

Notícias

2023-02-14 às 17h31

Estado usa património devoluto para colocar 40 casas em arrendamento acessível no Entroncamento

Ministra da Habitação, Marina Gonçalves, de visita às obras de requalificação de Arrendamento Acessível no âmbito do PRR, Entroncamento, 14 de fevereiro 2023
A Ministra da Habitação, Marina Gonçalves, visitou obras de reabilitação com financiamento do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR) no Bairro da Vila Verde, no Entroncamento, onde serão disponibilizadas 40 habitações a custos acessíveis, com um investimento de 3,6M€. 
 
A empreitada decorre num bairro do Estado que estava devoluto «há largas dezenas de anos», sendo que terá de estar concluído dentro «de um ano e meio», afirmou a ministra. Marina Gonçalves apontou esta obra como um «bom exemplo» daquilo que o Estado está a fazer no arrendamento acessível, utilizando as verbas do PRR.
 
A Ministra salientou também que «todas as operações previstas no PRR, em concreto no arrendamento acessível, estão calendarizadas» e que estes fundos europeus vieram dar «um limite temporal para a utilização de fundos e uma celeridade na resposta», constituindo «uma grande oportunidade para investir e garantir que o património é reabilitado e colocado ao serviço da população».
 
A obra resulta de uma intervenção direta do Instituto de Habitação e Reabilitação Urbana (IHRU), que será o senhorio e irá arrendar as moradias depois de um concurso, no âmbito do arrendamento acessível, que será aberto para famílias de rendimentos intermédios, especificou.
 
«Aqui [está] um bom exemplo do que é pegar no património devoluto do Estado, património público que estava sem qualquer tipo de utilização, reabilitá-lo e conseguir colocá-lo ao serviço da população», afirmou.
 
Marina Gonçalves disse ainda que «felizmente hoje estamos a andar no sentido de reforçar o novo parque público e a dar condições de habitação a preços compatíveis com os rendimentos das pessoas».