Saltar para conteúdo
Histórico XXIII Governo - República Portuguesa Voltar para Governo em funções

Notícias

2023-02-13 às 15h47

Está «afastado» o risco de recessão da economia portuguesa

Ministro das Finanças, Fernando Medina, com Presidente do Eurogrupo, Paschal Donohoe, antes do início da reunião, Bruxelas, 13 fevereiro 2023 (Foto: União Europeia)
O Ministro das Finanças, Fernando Medina, afirmou que está «afastado» um risco de recessão na economia portuguesa. O Ministro destacou também as previsões macroeconómicas divulgadas por Bruxelas, que reveem em alta o crescimento económico e em baixa a taxa de inflação.

«Crescimento mais alto e inflação mais baixa, risco de recessão afastado», disse Fernando Medina, numa declaração à comunicação social, à entrada para um Conselho de Ministros das Finanças da zona euro (Eurogrupo).

O Ministro destacou também «o facto de todas as projeções neste momento darem um crescimento em terreno positivo para a economia portuguesa»:

«Qualquer capacidade de crescimento adicional que nós tenhamos e consigamos conquistar em 2023 já é feito sobre uma base de utilização da capacidade produtiva muito elevada», afirmou.

Para Fernando Medina, as previsões de Bruxelas evitam - no que se refere ao crescimento do Produto Interno Bruto (PIB) - «um cenário mais complexo do que era aquele que se antevia há uns meses», destacando ainda a revisão em baixa da taxa de inflação.

Recorde-se que a Comissão Europeia reviu em alta a previsão de crescimento da economia portuguesa para 1% este ano, esperando que, depois de um início de ano mais fraco, haja uma melhoria a partir do segundo trimestre.

As perspetivas de Bruxelas representam uma revisão em alta de 0,1 pontos percentuais (pp.) e de 0,3 pp. para 2022 e 2023, respetivamente, face ao relatório de novembro. Contudo, para este ano, fixa-se abaixo da previsão do Governo, que espera uma expansão de 1,3%.

No que respeita à taxa de inflação para este ano, a União Europeia fez uma revisão em baixa para 5,4%, referindo que o pico foi atingido no último trimestre do ano passado.

Nas previsões de inverno - agora divulgadas - Bruxelas aponta para uma taxa de inflação em Portugal de 8,1% em 2022 e de 5,4% em 2023.

A previsão para 2022 é superior em 0,1 pontos percentuais (pp.) face ao relatório de novembro, mas é revista em baixa de 0,4 pp. face ao esperado anteriormente para este ano.