Saltar para conteúdo

Notícias

2023-06-02 às 10h57

Ensino superior e ciência nacionais são catalisadores do desenvolvimento do país

Ministra da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Elvira Fortunato, participou na NAFSA 2023, Washington, EUA, 2 junho 2023
A internacionalização do ensino superior e da ciência nacionais contribui para o reforço da importância de Portugal no mundo. A mensagem foi deixada pela Ministra da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Elvira Fortunato, na NAFSA 2023. 

Trata-se do maior encontro mundial de responsáveis pela área da internacionalização das instituições de ensino superior e de investigação, e cuja edição deste ano incluiu a inauguração do stand «Study & Research in Portugal».

A presença de Elvira Fortunato naquela que é considerada uma das mais importantes exposições na área da formação avançada, ganha especial relevância tendo em conta a aposta do Ministério no reforço das parcerias internacionais entre Portugal e os Estados Unidos da América. 

Ao abrigo de iniciativas como é o caso das parcerias GoPORTUGAL – Global Science and Technology Partnerships Portugal, ou da cooperação com a Fundação Luso-Americana para o Desenvolvimento (FLAD) ou com a Comissão Fulbright, universidades, institutos de investigação, laboratórios e empresas portuguesas e americanas mantêm uma colaboração internacional estratégica, a qual Elvira Fortunato tem reforçado e pretende impulsionar. 

A feira representa também a oportunidade para a promoção e a internacionalização do país, em domínios como a diplomacia científica, o turismo, a mobilidade, a economia, o património, a língua e a cultura.

Na 75ª edição da NAFSA, que decorreu em Washington, nos EUA, Portugal esteve representado por 24 instituições de ensino superior, cuja participação foi organizada pela Agência Nacional Erasmus+ Educação e Formação, pela FLAD e a Comissão Fulbright Portugal, no âmbito da iniciativa USA Portugal Campus.