Saltar para conteúdo
Histórico XXIII Governo - República Portuguesa Voltar para Governo em funções

Notícias

2023-05-03 às 11h56

Empresas do distrito de Braga são responsáveis por 11% das exportações nacionais

Primeiro-Ministro, António Costa, visita a fábrica Blufab, no âmbito do «Governo + Próximo», Braga, 3 maio 2023
O Primeiro-Ministro, António Costa, disse que «o Governo está focado em trabalhar» e «em apoiar aquilo que é mais importante», isto é «a grande capacidade empreendedora e o elevado contributo que as empresas do distrito de Braga dão para o crescimento da economia nacional».

António Costa falava após a visita à fábrica Blufab, uma empresa do Grupo Casais, em Braga, ligada à indústria da construção civil, tendo referido que a empresa inova na indústria da construção, com soluções para o mercado da habitação, acrescentando que as empresas do distrito de Braga são responsáveis por 11% das exportações nacionais, um «extraordinário o esforço que fazem para que a economia cresça e crie emprego mais qualificado e sustentável».

O Primeiro-Ministro destacou ainda «a elevada capacidade empresarial» de Braga «muito assente na inovação» e também «num trabalho de grande proximidade entre o Governo e os 14 municípios» do distrito.

«O dia começou aqui no grupo Casais, seguirá na indústria das componentes automóveis, depois na metalomecânica, num apoio muito claro àquilo que é a atividade extraordinária da capacidade empreendedora e de inovação das empresas do distrito, muito apoiadas pelo sistema de produção de conhecimento da universidade e dos politécnicos», concluiu.

Governo + Próximo

A visita marca o início de dois dias da iniciativa Governo + Próximo no distrito de Braga, onde todos os membros do Governo desenvolverão múltiplas atividades ligadas ao seu próprio setor.

«Serão dois dias em que o Governo estará centrado na resolução e no acompanhamento de soluções para o distrito, que é um dos grandes motores da nossa economia, responsável por 11% das exportações», sublinhou.

António Costa referiu que o Conselho de Ministros, agendado para o dia 4 de maio, será marcado pela regulamentação da Agenda do Trabalho Digno, que entrou em vigor no passado dia 1 de maio.