Saltar para conteúdo
Histórico XXIII Governo - República Portuguesa Voltar para Governo em funções

Notícias

2022-06-02 às 19h31

«Em Portugal, as políticas de coesão revelam ganhos significativos»

Ministra da Presidência, Maiana Vieira da Silva, num intervalo da reunião do Conselho de Ministros da União Europeia sobre política de coesão, Luxemburgo 2 junho 2022 (foto: UE)
A Ministra da Presidência, Mariana Vieira da Silva, participou no Conselho dos Assuntos Gerais da União Europeia dedicado à Política de Coesão, que se realizou no Luxemburgo, para discutir o 8.º relatório da Comissão sobre a política de coesão na Europa no horizonte 2050, em particular a dimensão territorial da política de coesão e a reconciliação das prioridades europeias com as necessidades dos atores locais.

Na sua intervenção, a Ministra da Presidência referiu que as políticas de coesão das últimas décadas «contribuíram fortemente para a construção europeia» e que a «ideia de convergência e de coesão não é apenas um ideal, é também uma necessidade, como a recente experiência da crise financeira bem demonstrou». Acrescentou que «é importante que a política regional europeia seja organizada em torno de objetivos europeus comuns, valorizando ideais e o processo de construção europeia».

Mariana Vieira da Silva terminou a sua intervenção sublinhando que em Portugal as políticas de coesão revelam ganhos significativos, em áreas decisivas como a redução do abandono escolar, o número de pessoas com ensino superior e a retoma do crescimento do produto interno bruto, per capita, apesar da crise financeira de 2008. 

Presidida por Christophe Béchu, Ministro delegado para as Autoridades Regionais e Locais de França, a reunião terminou com a aprovação, por parte do Conselho, do 8.º relatório da Comissão sobre a política de coesão europeia. 

Nas suas conclusões, o Conselho reconheceu que o relatório surge num contexto de crises (pandemia da Covid-19 e a agressão militar da Rússia contra a Ucrânia) e de desafios a longo prazo (como as alterações climáticas e demográficas), que têm um impacto assimétrico nos Estados-Membros da União Europeia.