Saltar para conteúdo
Histórico XXIII Governo - República Portuguesa Voltar para Governo em funções

Notícias

2022-11-25 às 8h15

Em 2023 todos os dias vão ser 25 de novembro – 365 dias de combate à violência contra as mulheres

Mensagem da Secretária de Estado da Igualdade e Migrações, Isabel Almeida Rodrigues, no âmbito do Dia Internacional pela Eliminação da Violência Contra as Mulheres
«Não basta intervir após o ato de violência contra as mulheres. É também necessário agir a montante da violência, em particular, abordando e desafiando normas sociais e desequilíbrios de poder. É importante que todos os sistemas sociais concorram para um discurso de responsabilização dos agressores e ponham fim à impunidade», apelou hoje a Secretária de Estado da Igualdade e Migrações. 

No Dia pela Eliminação da Violência Contra as Mulheres, Isabel Almeida Rodrigues discursou no II Fórum Portugal contra a Violência, da Comissão para a Igualdade, e publicou uma mensagem em vídeo para assinalar o dia. 

«O que está em causa, na violência doméstica não é apenas a agressão e os efeitos devastadores que tem na vítima. Trata-se, demasiadas vezes, de destituir a vítima da sua liberdade, da sua dignidade, do seu livre-arbítrio», referiu a Secretária de Estado, apontando que no combate à violência contra as mulheres nenhum de nós deve estar dispensado. 

«A defesa dos direitos humanos, da dignidade e da integridade de cada pessoa exige a mobilização de todas e todos.»

Admitindo que este trabalho, «enquanto existirem vítimas de violência doméstica», estará sempre inacabado, Isabel Almeida Rodrigues salientou os progressos registados nos últimos anos por Portugal no combate à violência doméstica e contra mulheres:

«O Governo, assinala a evolução na proteção e apoio às vítimas em Portugal: em 2015, tínhamos uma cobertura de 55%, hoje o país tem uma cobertura de respostas de 95%, assegurada pela Rede Nacional de Apoio a Vítimas de Violência Doméstica», enumerou. 

E destacou: «O país conta hoje com 200 estruturas de atendimento às vítimas de violência doméstica, 26 unidades de acolhimento de emergência, 35 casas-abrigo e 28 Respostas de Apoio Psicológico para Crianças e jovens vítimas de violência doméstica.»

A Secretária de Estado apontou ainda o novo Plano de Ação para a prevenção e o combate à violência contra as mulheres e à violência doméstica 2022-2025 (PAVMVD), plano que irá incorporar todos os compromissos do Governo neste campo e que se traduzirá «em mais um passo significativo para a concretização das políticas públicas de combate à Violência contra as mulheres».

Isabel Rodrigues apelou por fim a que todos unam esforços para que «em 2023», todos os dias sejam 25 de novembro e para que tenhamos «365 dias de combate à violência contra as mulheres e à violência doméstica».