Saltar para conteúdo
Histórico XXIII Governo - República Portuguesa Voltar para Governo em funções

Notícias

2023-05-24 às 0h59

Economia portuguesa cresceu quatro vezes acima da média da OCDE

Exportações

Portugal cresceu quatro vezes mais do que a média da OCDE durante o primeiro trimestre deste ano. De acordo com dados revelados esta terça-feira, a economia portuguesa registou mesmo o segundo melhor desempenho entre os 38 países que integram a organização.

Até março, a média de crescimento no espaço da OCDE foi de 0,4%, comparativamente aos últimos três meses de 2022. Já em Portugal, a riqueza produzida subiu 1,6%. Um valor que fica apenas atrás do anotado pela Polónia, cujo PIB subiu 3,9%. No fundo desta lista encontra-se a Irlanda, com uma quebra de 2,7%.

Contas feitas, a generalidade dos países da OCDE revela crescimentos modestos ou mesmo alguma estagnação, apesar de a média ser superior aos 0,2% registados no último trimestre de 2022.

Nos Estados Unidos, a atividade aumentou 0,3%, menos que os 0,6% verificados no final do ano passado. Na Alemanha, que tinha sofrido um declínio de 0,5% entre outubro e dezembro, o PIB estagnou. Já a França saiu da estagnação do último trimestre de 2022 com um aumento de 0,2% até março.

No conjunto da Zona Euro registou-se uma evolução ligeiramente positiva, passando da estagnação no último trimestre de 2022 para um aumento de 0,1% no primeiro trimestre deste ano.


Tags: economia
Áreas:
Economia e Mar