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2022-04-06 às 16h59

Divulgados novos guiões de trabalho para a integração das crianças refugiadas nas escolas

Ministro da Educação, João Costa, visita Agrupamento de Escolas de Marrazes, Leiria, 6 abril 2022 (Foto: João Bica)
O Ministro da Educação, João Costa, disse que foram divulgados às escolas novos guiões de trabalho para a integração das crianças refugiadas. João Costa afirmou também que 2115 crianças refugiadas já frequentam estabelecimentos de ensino portugueses.

Os novos guiões, destinados à educação pré-escolar e a partir do 1.º ciclo, contêm, segundo o Ministro, «sugestões práticas de como fazer» e «orientações que são sempre indicativas e não normativas».

João Costa falava em Leiria, durante uma visita ao Agrupamento de Escolas de Marrazes, onde referiu também que algumas destas indicações consistem na utilização de «alunos ucranianos que já estão nas escolas a servir de mediadores e de mentores dos alunos que chegam», assim como o uso de «materiais didáticos que o próprio Governo ucraniano tem vindo a disponibilizar para serem utilizados nas salas de aulas».

O Ministro disse também que um dos objetivos consiste em «tornar os alunos portugueses conscientes de como é que se pronunciam as palavras como os nomes dos ucranianos, fazer pequenos jogos de sensibilização e de consciência da língua», com a preocupação de dar «uma grande atenção ao bem-estar psicológico».

«Estas crianças fogem de uma guerra, estão num contexto de trauma, são bombardeadas todos os dias com imagens do seu país a ser destruído, veem o seu bairro a ser atacado e deixaram os seus pais, os seus avós para trás», pelo que a «escola tem de ser um espaço de felicidade para elas, em que a educação acontece», acrescentou.

Número de crianças integradas tem vindo a crescer

João Costa disse também que o número de crianças integradas tem vindo a crescer, existindo atualmente, só no concelho de Leiria, 96 crianças:

«Fizemos questão que a nossa primeira saída fosse numa escola TEIP (Territórios Educativos de Intervenção Prioritária), que tem mais de 30 nacionalidades. Alargámos o programa TEIP recentemente para as escolas que têm uma percentagem elevada de alunos migrantes, exatamente para que estas escolas tenham recursos adicionais para gerir o multilinguismo e o ensino de português língua não materna», afirmou.

O Ministro disse também que «os alunos têm tido um papel fundamental enquanto mentores ou padrinhos para estes alunos que chegam» e que são acompanhados «desde a primeira hora por alunos portugueses, que são uma espécie de responsáveis por eles neste trabalho de integração».

Afirmando que os «ecos são muito positivos», João Costa afirmou ainda que vai «acompanhar diariamente» a integração para garantir também «uma muito saudável convivência entre alunos russos e ucranianos».

«Os alunos russos não são responsáveis pelo que o Presidente da Rússia faz. Sinalizaram-nos que poderia haver um ou outro caso de 'bullying' sobre alunos russos, o que já não está a acontecer. Isso é muito bom. O que queremos é que as escolas sejam lugares onde o conflito não existe», referiu.

Áreas:
Educação